SER MENTOR DISCENTE EM MEDICINA: O PERCURSO E A TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Francisco Willamy Pedrosa Alves Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • David Elison de Lima e Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Guilherme Bruno Araújo
  • Karine Magalhães Fernandes Vieira
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1550

Resumo

Este estudo trata-se de uma investigação sobre a percepção dos próprios mentores discentes em relação às transformações e às aprendizagens obtidas no percurso da atividade de mentoring nos anos de 2015 a 2017, no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Numa pesquisa qualitativa, utilizou-se o método de triangulação dos dados entre três técnicas: entrevista semiestruturada aos mentores discentes, a observação não participante às reuniões dos grupos de mentoring e a análise documental dos relatórios feitos pelos mentores discentes após cada reunião. O mentor discente reconhece que, com a experiência do mentoring, conseguiu desenvolver melhores habilidades, dentre elas: comunicação, empatia, liderança, organização do tempo e dos métodos de estudo. Percebeu-se com esta pesquisa que o compartilhamento de experiências através do mentoring favorece o desenvolvimento pessoal e profissional do mentor discente, além de fortalecer os laços entre os acadêmicos, criando uma importante rede de apoio.

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Alves Filho, F. W. P., Lima e Silva, D. E. de, Araújo, G. B., Vieira, K. M. F., & Lira, R. C. M. (2021). SER MENTOR DISCENTE EM MEDICINA: O PERCURSO E A TRANSFORMAÇÃO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 20(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1550