CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES ANESTÉSICO-CIRÚRGICAS NO PÓS-OPERATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1637

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever os cuidados de enfermagem para prevenir complicações no pós-operatório imediato. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa realizado em junho de 2020 em Sobral-Ceará com enfermeiros que cuidam de pacientes no pós-operatório imediato. Para a análise dos dados, as informações obtidas foram apresentadas em categorias pré-elaboradas a partir dos questionamentos do instrumento de coleta de dados. Apesar das limitações de recursos materiais e pessoais necessários a implementação de uma assistência ideal para evitar complicações pós-anestésicas, a Enfermagem oferta cuidado de qualidade utilizando-se dos recursos disponíveis e do conhecimento teórico-prático, com prioridade ao cuidado integral ao paciente e adaptação ao ambiente em que se encontra. A partir da apresentação dos desafios enfrentados na prática, os gestores são instigados a implementar ações e recursos. O estudo mostrou os cuidados que devem ser implementados para prevenir complicações no POI na ótica de enfermeiros do serviço.

Biografia do Autor

Rosemary Marques de Morais, Centro Universitário UNINTA

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINTA. Pós-Graduanda em Enfermagem em Centro Cirúrgico. Experiência em Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico (2016-2021) e atendimento de Urgência e Emergência (2012-2018)

Ingrid Kelly Morais Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - CE. Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde da Criança (LISCRI) (2018). da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral (2019-2022). Monitora do módulo Mecanismos de Defesa e Enfrentamento no Processo Saúde-Doença (2019) e do Módulo Sistema Cardiovascular e Hematopoiético (2021) do Programa Institucional de Monitoria Voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuou como bolsista voluntária do Programa de iniciação científica voluntária da UVA - PROVIC (2019) e Bolsista de Iniciação Científica PIC/PBPU (2021). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA) (2018-2020). Atualmente membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS) CNPq- UVA - Linha Cardiovascular. Áreas de investigação: Tecnologias Educacionais, Segurança do Paciente, Promoção da Saúde e Saúde Cardiovascular.

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS-UECE (2011). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela UECE (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2004). Atualmente, Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde - CCS-UVA. Professora colaboradora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF Nucleadora UVA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e estudos em Vulnerabilidade em Saúde (GEVS) CNPQ-UVA. Docente coordenadora da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) UVA. Pesquisa nas áreas de Vulnerabilidade em Saúde, Doenças Cardiovasculares, Tecnologias Educativas, Cuidado de Enfermagem, Conforto, Pesquisa-Cuidado, Teorias de Enfermagem. Mãe de dois filhos, teve licença maternidade em 2013 e 2018.

Publicado

24.04.2023

Como Citar

Morais, R. M. de, Oliveira, I. K. M., & Marques, K. M. de A. P. (2023). CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES ANESTÉSICO-CIRÚRGICAS NO PÓS-OPERATÓRIO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 21(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1637