DIETA GERAL HOSPITALAR: DETERMINANTES DO GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1739Resumo
A gestão da qualidade é intimamente conectada à satisfação do cliente, no que diz respeito a área hospitalar isso não difere, principalmente nos referindo a alimentação, com este proposito esta pesquisa objetivou identificar o grau de satisfação dos pacientes internados e relaciona-los com tempo de internação, idade, escolaridade e enfermaria. Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva de caráter exploratório com abordagem quantitativa realizada em um hospital filantrópico com pacientes internados com tempo superior a dois dias. Participaram 80 pacientes, todos recebiam dieta geral e entre a refeição que teve maior destaque com o percentual de aceitação foi o café da manhã, e a refeição com o maior destaque no que diz respeito à insatisfação em todos os critérios, exceto a cortesia da copeira, foi o jantar, percebendo-se que o grau de satisfação regride à medida que o paciente passa mais tempo na enfermaria. Referente à idade e o grau de satisfação não foi demonstrada nenhuma associações forte entre estas variáveis. Em relação à escolaridade percebeu-se que quanto mais anos de estudo maior era a satisfação. O café da manha foi a refeição que teve o maior grau de aceitação entre três enfermarias das quatro estudadas. O jantar foi a refeição que todas as enfermarias o classificam com o menor percentual de aceitação. Notou-se que a dieta hospitalar ainda mostra-se como um desafio na gastronomia, que a aceitação é um fator dependente de vários outros, sugerindo-se a revisão de dietas oferecidas aos pacientes com implementação de estratégias para melhoria desta realidade.