PREVALÊNCIA DAS MALOCLUSÕES EM ESCOLARES DO DISTRITO DE CARACARÁ, SOBRAL, CEARA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a prevalência de maloclusões nos alunos de 12 anos da Escola Odete Barroso, do distrito de Caracará, Sobral, Ceará. Tratou‐se de uma investigação exploratória‐descritiva, com abordagem quantitativa. Parti‐ ciparam da pesquisa 39 escolares matriculados na Escola Odete Barroso. A coleta de dados foi realizada em agosto/2005, através de dois formulários, sendo, um de investigação sobre possíveis fatores etiológicos de maloclusões e outro de levantamento epidemiológico de maloclusões, mediante exame clínico. Os resultados confirmaram que um percentual significativo da popula‐ ção desta faixa etária sofre algum grau dessas maloclusões. Além disso, pôde‐se observar e estabelecer correlação com os possíveis fatores etiológicos de maloclusões. Desta forma, os resultados sugerem a inserção da ortodontia preventiva e da ortopedia na atenção primária de assistência à saúde, assim como, educar ampliando a visão da população, na perspectiva de sensibilização dos atores sociais para amenizar os efeitos deste agravo de saúde.
Referências
ÁGUILA, F. J. Ortodontia: teoria e Prática. São Paulo: Santos, p. 198 – 202, 2001.
FALTIN JUNIOR, K.; FALTIN, R. M. Promoção de saúde bucal. ABOPREV. São Paulo: Artes Médicas, v. 2, c. 14, p. 350. 1999.
FAYYAT, E. L. R. C. A influência de hábitos orais e respiração bucal no aparecimento de mordida aberta anterior em crianças com dentição decídua. Revista Fono Atual, 2000; p. 36 – 40.
FERREIRA, F. V. Ortodontia: Diagnóstico e Planejamento Clínico. 4a ed. São Paulo: Artes Médicas, 2001. p. 251 – 275.
FERREIRA, M. I. D. T.; TOLEDO, O. A. Relação entre tempo de aleitamento materno e hábitos bucais. Revista ABO Nacional, 1997; 5: 317 – 20.
INTERLANDI, S. Ortodontia: Bases para a iniciação. 3a ed. São Paulo: Artes Médicas, 1994. p. 31 – 45.
PINTO, V. G. Saúde Bucal Coletiva. 4a ed. São Paulo: Santos, 2000. p. 01 – 08.