Atuação do Programa Saúde da Família: Com a palavra a comunidade
Resumo
Estudo exploratório descritivo, realizado no município de Sobral, lo- calizado a 230 km de Fortaleza-CE. O período de coleta de dados foi de abril a junho de 1999. Tivemos como objetivo, descrever a percepção das famílias/ comunidade sobre a atuação do PSF nesta cidade. Foram escolhidas aleatoria- mente13 unidade de saúde da zona urbana. Nesses bairros foram entrevista- das 123 famílias. Através de visitas domiciliares, 43 estudantes do primeiro pe- ríodo do Curso de Enfermagem, abordaram 123 famílias. Os resultados mostram que 100% das famílias conhecem e utilizam os serviços do PSF, 73% das famílias tiveram seus problemas solucionados pelas equipes, 68% referem que melhorou o acesso aos serviços de saúde. Quanto às opiniões sobre o que deve melhorar, a maioria das famílias ainda deseja um atendimento respaldado na área curativa. Isso retrata que as perspectivas de melhora dos serviços são calcadas no modelo assistencial que imperou por muitos anos. Quanto às atividades desenvolvidas pelas equipes, as doenças e a demanda espontânea ainda são parte da rotina desses profissionais. Identifica-se tímido trabalho centrado na promoção e prevenção. Entretanto, verifica-se que existe um determinante capaz de superar vários problemas: a vontade política dos gestores locais, que acreditam na implantação de um modelo que tenha como base a atenção primária.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília, 1998.
_____, Ministério da Saúde. Programa Saúde da Família: residência multiprofissional em saúde da família. Brasília, 1999.
_____, Ministério da Saúde. Promoção da Saúde: Carta de Otawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Bogotá. Brasília, 1996.
CAMPOS, G. W S. Reforma da Reforma: repensando a saúde. São Paulo, Hucitec, 1991. DOMINGUEZ, B. N. R. O Programa Saúde da Família: como fazer. Belo Horizonte, 1998. MAZZA, M. M. P R. A Visita Domiciliar como instrumento de assistência de saúde. Faculdade de Saúde
Pública, Rio de Janeiro, maio, 1998. MIRANDA, A.S.Programa SaúdedaFamília: entreapanacéia eopreconceito. Fortaleza, 1998.mimeografado. SOBRAL, Prefeitura Municipal. Plano Municipal de Saúde. Sobral, 1997.