ANÁLISE DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS PROFISSIONAIS DO SUS: A EXPERIÊNCIA DE SOBRAL-CE

Autores

  • Vicente de Paulo Teixeira Pinto
  • Maria Socorro de Araújo Dias
  • Maristela Inês Osawa Chagas
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
  • Mirna Marques Bezerra
  • Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque
  • Antônia Katiany Nascimento Linhares
  • Andréa Silveira de Assis Viana

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o a construção de um processo de Educação Permanente (EP), desenvolvido junto a 850 profissionais, com escolaridade em nível fundamental e médio da Secretaria da Saúde e Ação Social do município de Sobral-CE, pertencentes às seguintes categorias: agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, zelador de patrimônio, atendente de farmácia, auxiliar e técnico de enfermagem. Esse processo vem sendo executado pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Uma característica inovadora desse modelo de EP é a inversão da construção do projeto pedagógico pelos sujeitos e a partir das necessidades de aprendizagem de cada categoria. Todo o material elaborado serviu de base para a estruturação dos conteúdos dos módulos, constituídos de cursos e oficinas de trabalho, desenvolvidos no processo de EP. Os resultados preliminares mostraram que esse é um processo contínuo de mudança das práticas em serviço com destaque para o aprimoramento das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Entretanto, para que a EP possa contribuir significativamente na mudança das práticas desses profissionais é fundamental uma avaliação contínua das várias fases deste processo.

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Publicado

15.07.2008

Como Citar

Pinto, V. de P. T., Dias, M. S. de A., Chagas, M. I. O., Freitas, C. A. S. L., Bezerra, M. M., Albuquerque, I. M. N., Linhares, A. K. N., & Viana, A. S. de A. (2008). ANÁLISE DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS PROFISSIONAIS DO SUS: A EXPERIÊNCIA DE SOBRAL-CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 7(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/33

Edição

Seção

Artigos Temáticos