ANÁLISE DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS PROFISSIONAIS DO SUS: A EXPERIÊNCIA DE SOBRAL-CE
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre o a construção de um processo de Educação Permanente (EP), desenvolvido junto a 850 profissionais, com escolaridade em nível fundamental e médio da Secretaria da Saúde e Ação Social do município de Sobral-CE, pertencentes às seguintes categorias: agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, zelador de patrimônio, atendente de farmácia, auxiliar e técnico de enfermagem. Esse processo vem sendo executado pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Uma característica inovadora desse modelo de EP é a inversão da construção do projeto pedagógico pelos sujeitos e a partir das necessidades de aprendizagem de cada categoria. Todo o material elaborado serviu de base para a estruturação dos conteúdos dos módulos, constituídos de cursos e oficinas de trabalho, desenvolvidos no processo de EP. Os resultados preliminares mostraram que esse é um processo contínuo de mudança das práticas em serviço com destaque para o aprimoramento das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Entretanto, para que a EP possa contribuir significativamente na mudança das práticas desses profissionais é fundamental uma avaliação contínua das várias fases deste processo.
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