DESEMPENHO FUNCIONAL E PERCEPÇÃO DA DOR NA LOMBALGIA CRÔNICA APÓS APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE BACK SCHOOL
Resumo
Este estudo objetivou verificar o efeito de um programa de Back School na percepção da intensidade da dor e incapacidadefuncional em pacientes com dor lombar crônica. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, quantitativo, desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba-PI. A amostra foi composta de 18 pacientes com diagnóstico médico de dor lombar crônica. Os pacientes foram avaliados e responderam ao questionário de incapacidade funcional de Roland-Morris e a Escala Analógica de Dor (EAD), antes e após aplicação de um protocolo de Back School. O Teste t Pareado (Software Graph Pad Prism) foi aplicado para identificar diferenças pré e pós-Back School (p<0,05). A análise dos dados revelou diferenças significativas na percepção da intensidade da dor, porém não houve diferença na capacidade funcional.
A analgesia promovida pelo programa de Back School pode ser resultado de uma maior conscientização dos participantes quanto à adoção de posturas menos impactantes para coluna vertebral e ao emprego de exercícios preventivos para manutenção de uma boa postura. A reeducação de maus hábitos e vícios posturais associados ao arsenal terapêutico disponível na fisioterapia pode potencializar a reabilitação do paciente, diminuir as reincidências e impedir a evolução para as condições crônicas. Conclui-se que o programa de Back School diminui a percepção da intensidade da dor dos pacientes com lombalgia crônica, todavia novos estudos são necessários aplicando-se este programa em um ensaio clínico randomizado e duplo cego, bem como em diferentes condições patológicas que desencadeiam a dor lombar.
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