O PROTAGONISMO DOS ADOLESCENTES NA ESCOLA: TECENDO A REDE PSICOSSOCIAL ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS
Resumo
Este artigo é um relato de experiência sobre atividades de Educação Popular em Saúde para a prevenção do uso indevido dedrogas, com público adolescente, levando em conta suas vulnerabilidades. As ações foram conduzidas durante o Programa
de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) “Saúde Redes de Atenção/Rede de Atenção Psicossocial”, priorizando o
enfrentamento do álcool, do crack e de outras drogas por monitores de enfermagem e educação física e um preceptor. O cenário
foi uma escola de Ensino Médio da rede pública de Sobral (CE). Adotamos o Círculo de Cultura de Paulo Freire como método
pedagógico para promover maior autonomia, participação e interação entre educadores e educandos, facilitando o estímulo a
atitudes saudáveis. Percebemos que tais ações surtiram efeitos positivos se comparadas aos métodos pedagógicos tradicionais,
pois geraram discussões, problematização, autonomia e participação dos adolescentes. A experiência revelou que o PET-Saúde
demonstrou seu potencial para o aprimoramento da formação dos futuros recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Referências
Almeida Filho AJ, Ferreira MA, Gomes MLB, Silva RC,
Santos TCFO Adolescente e as drogas: consequências para a
saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet].
[cited 2015 Jul 16];11 (4):605-10. Available from:
http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n4/v11n4a08
Lopes GT, Belchior PC, Felipe ICV, Bernardes, Casanova
EG, Pinheiro APL. Dinâmicas de criatividade e sensibilidade
na abordagem de álcool e fumo com adolescentes. Rev
Enferm UERJ [serial on the internet]. 2012 [cited 2015 Jul
;20(1):33-8. Available from: http://www.e-publicacoes.
uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/3972/2755
De Abreu LDP, Mendonça GMM, Andrade AC, Oliveira
GR, Aurélio DO, Rocha FAA, el al. Abordagem educativa
utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência
de acadêmicos de enfermagem no “Grupo Adolescer”.
Adolescência e Saúde [serial on the internet]. 2013 [cited
Jul 16];10(4):66-70. Available from: file:///D:/
v10n4a09.pdf
Sousa RM, Marques RCC. Educação popular e saúde:
a dimensão educativa da prática das assistentes sociais
na residência em saúde da família em Sobral – CE. Sanare
(Sobral, Online) [serial on the internet]. 2011 [cited 2015
Jul 16];10(1):20-7. Available from: http://sanare.emnuvens.
com.br/sanare/article/view/139/131
Vasconcelos EM. O Paulo da Educação Popular. In: Brasil.
Caderno de educação popular e saúde [document on the
internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2007 [cited
Jan 20]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/
bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf
Freire P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra; 1987.
Brasil. Portaria n. 2.761, de 19 de novembro de 2013.
Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no
âmbito do Sistema Único de Saúde/PNEPS-SUS [document on
the internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013 [cited
Nov 12]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/
bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html
Brasil. Portaria Interministerial n. 1.802, de 26 de agosto
de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para
a Saúde – PET-Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008
[cited 2014 Dec 16]. Available from: http://bvsms.saude.gov.
br/bvs/saudelegis/gm/2008/pri1802_26_08_2008.html
Monteiro EMLM, Vieira NFC. Educação em saúde a partir de
círculos
de cultura. Rev Bras Enferm [serial on the internet].
[cited 2015 Jul 16];63(3):397-403. Available from:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a08v63n3.pdf
Zeitoune RCG. Ferreira VS, Silveira HS, Domingos AM,
Maia AC. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas
e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária.
Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2012
[cited 2015 Jul 16];16(1):57-63. Available from: http://
www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a08.pdf
Rocha FAA, Da Silva MAM, Moreira ACA, Tajra FS.
Organização do serviço de um centro de saúde da família
de Sobral-CE com foco na atenção integral a saúde do
adolescente. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet].
[cited 2015 Jul 16];11(1):32-7. Available from: http://
sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/264/237
Vasters GP, Pillon SC. O uso de drogas por adolescentes
e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento
especializado. Rev Latinoam Enferm [serial on the internet].
[cited 2015 Jul 16];19(2):317-24. Available from: