O PROTAGONISMO DOS ADOLESCENTES NA ESCOLA: TECENDO A REDE PSICOSSOCIAL ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS

Autores

  • Antonio Cleano Mesquita Vasconcelos
  • Kílvia Maria Carneiro de Oliveira
  • Nayana Nayla Vasconcelos Rocha
  • João Henrique Vasconcelos Cavalcante

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre atividades de Educação Popular em Saúde para a prevenção do uso indevido de
drogas, com público adolescente, levando em conta suas vulnerabilidades. As ações foram conduzidas durante o Programa
de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) “Saúde Redes de Atenção/Rede de Atenção Psicossocial”, priorizando o
enfrentamento do álcool, do crack e de outras drogas por monitores de enfermagem e educação física e um preceptor. O cenário
foi uma escola de Ensino Médio da rede pública de Sobral (CE). Adotamos o Círculo de Cultura de Paulo Freire como método
pedagógico para promover maior autonomia, participação e interação entre educadores e educandos, facilitando o estímulo a
atitudes saudáveis. Percebemos que tais ações surtiram efeitos positivos se comparadas aos métodos pedagógicos tradicionais,
pois geraram discussões, problematização, autonomia e participação dos adolescentes. A experiência revelou que o PET-Saúde
demonstrou seu potencial para o aprimoramento da formação dos futuros recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Referências

Almeida Filho AJ, Ferreira MA, Gomes MLB, Silva RC,

Santos TCFO Adolescente e as drogas: consequências para a

saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet].

[cited 2015 Jul 16];11 (4):605-10. Available from:

http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n4/v11n4a08

Lopes GT, Belchior PC, Felipe ICV, Bernardes, Casanova

EG, Pinheiro APL. Dinâmicas de criatividade e sensibilidade

na abordagem de álcool e fumo com adolescentes. Rev

Enferm UERJ [serial on the internet]. 2012 [cited 2015 Jul

;20(1):33-8. Available from: http://www.e-publicacoes.

uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/3972/2755

De Abreu LDP, Mendonça GMM, Andrade AC, Oliveira

GR, Aurélio DO, Rocha FAA, el al. Abordagem educativa

utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência

de acadêmicos de enfermagem no “Grupo Adolescer”.

Adolescência e Saúde [serial on the internet]. 2013 [cited

Jul 16];10(4):66-70. Available from: file:///D:/

v10n4a09.pdf

Sousa RM, Marques RCC. Educação popular e saúde:

a dimensão educativa da prática das assistentes sociais

na residência em saúde da família em Sobral – CE. Sanare

(Sobral, Online) [serial on the internet]. 2011 [cited 2015

Jul 16];10(1):20-7. Available from: http://sanare.emnuvens.

com.br/sanare/article/view/139/131

Vasconcelos EM. O Paulo da Educação Popular. In: Brasil.

Caderno de educação popular e saúde [document on the

internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2007 [cited

Jan 20]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/

bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf

Freire P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra; 1987.

Brasil. Portaria n. 2.761, de 19 de novembro de 2013.

Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no

âmbito do Sistema Único de Saúde/PNEPS-SUS [document on

the internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013 [cited

Nov 12]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/

bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html

Brasil. Portaria Interministerial n. 1.802, de 26 de agosto

de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para

a Saúde – PET-Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008

[cited 2014 Dec 16]. Available from: http://bvsms.saude.gov.

br/bvs/saudelegis/gm/2008/pri1802_26_08_2008.html

Monteiro EMLM, Vieira NFC. Educação em saúde a partir de

círculos

de cultura. Rev Bras Enferm [serial on the internet].

[cited 2015 Jul 16];63(3):397-403. Available from:

http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a08v63n3.pdf

Zeitoune RCG. Ferreira VS, Silveira HS, Domingos AM,

Maia AC. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas

e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária.

Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2012

[cited 2015 Jul 16];16(1):57-63. Available from: http://

www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a08.pdf

Rocha FAA, Da Silva MAM, Moreira ACA, Tajra FS.

Organização do serviço de um centro de saúde da família

de Sobral-CE com foco na atenção integral a saúde do

adolescente. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet].

[cited 2015 Jul 16];11(1):32-7. Available from: http://

sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/264/237

Vasters GP, Pillon SC. O uso de drogas por adolescentes

e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento

especializado. Rev Latinoam Enferm [serial on the internet].

[cited 2015 Jul 16];19(2):317-24. Available from:

http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n2/pt_13.pdf

Downloads

Publicado

24.11.2015

Como Citar

Mesquita Vasconcelos, A. C., Carneiro de Oliveira, K. M., Nayla Vasconcelos Rocha, N., & Vasconcelos Cavalcante, J. H. (2015). O PROTAGONISMO DOS ADOLESCENTES NA ESCOLA: TECENDO A REDE PSICOSSOCIAL ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 14(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/835