ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS DESENVOLVIDAS NA REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Layanne Maria Araújo Farias

Resumo

Este registro objetiva descrever as ações vivenciadas pela autora, que é acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade
Estadual Vale do Acaraú e monitora bolsista da “Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência”. As atuações em monitoria ao longo
dos dois anos no PET, entre as datas de agosto de 2013 a julho de 2015, através das quais buscou-se trabalhar em distintas redes
de atenção ofertadas pelo município de Sobral, representam o objeto de estudo deste trabalho. Porém, neste estudo, a autora
encontrou-se presente em apenas três grandes pontos de atenção: As Estratégias de Saúde da Família (ESF), o Serviço de Apoio
ao Cidadão Sobralense (SACS) e o Centro de Reabilitação Dr. Pedro Mendes Carneiro Neto. Para coleta de dados, dispôs-se das
seguintes técnicas: observação participativa, rodas de conversa, dinâmicas grupais e registros fotográficos. São evidentes algumas
fragilidades nas diretrizes curriculares do curso de Enfermagem que, ao longo da formação, não trabalha a sensibilização a fim
de olhar para a pessoa com deficiência em suas necessidades de saúde como um todo, diferentemente dos colegas de monitoria
da área de Educação Física, que, através das disciplinas ministradas, aprendem a trabalhar o ser numa perspectiva holística.
Desse modo, o Pet Redes é um diferencial dos projetos extensionistas presentes em nossa universidade, pois visa sensibilizar os
graduandos a trabalhar com outras áreas e a superar falhas existentes, gerando impactos na formação profissional, a qual se
articula na criação de habilidades para a efetivação de atividades que sejam pertinentes à demanda do SUS.

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Publicado

24.11.2015

Como Citar

Maria Araújo Farias, L. (2015). ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS DESENVOLVIDAS NA REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 14. Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/879