SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL-CE

Authors

  • Carlos Hilton Albuquerque Soares
  • Vicente de Paulo Teixeira Pinto
  • Maria Socorro de Araújo Dias
  • José Reginaldo Feijão Parente
  • Maristela Inês Osawa Chagas

Abstract

O presente artigo versa sobre a história do Sistema Saúde Escola de Sobral, que tem seu marco no ano de 1997. O Sistema Saúde Escola de Sobral pode ser definido como um modelo ampliado de organização dos processos de ensino – aprendizagem, integrado à rede local de saúde. Nesta, o conjunto dos fazeres, das experiências acumuladas e reflexões que ocorrem nos territórios de abrangência da Estratégia Saúde da Família é compreendido como sendo potencialmente pedagógico e soma-se aos inúmeros processos formais sistematizados pelos espaços regulares de educação existentes no município. A aprendizagem, por sua vez, é potencializada na medida em que se tem como pressuposto básico a Educação Permanente, a Educação por Competência e a Educação Popular e, ainda, a importante articulação entre gestão, atenção, ensino e pesquisa com vistas à efetivação da promoção da Saúde. Para concluir, podemos considerar ainda que o Sistema Aprendente é um processo onde o aprender se constrói e se fortalece mediante sua integração, sábia e delicadamente, a uma grande rede institucional, social e humana disponíveis no território.

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Published

2008-07-16

How to Cite

Soares, C. H. A., Pinto, V. de P. T., Dias, M. S. de A., Parente, J. R. F., & Chagas, M. I. O. (2008). SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL-CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 7(2). Retrieved from https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/26