IMPACTO PROVOCADO PELA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE AS AÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – O CASO DE SOBRAL/CE
Resumen
No município de Sobral/CE, o Programa Saúde da Família foi implantado em 1997, sendo que o Programa dos Agentes de Saúde existia desde 1992. Visando identificar o impacto provocado pela implantação do Programa Saúde da Família sobre as ações dos Agentes de Saúde, foi realizada uma investigação do tipo exploratória descritiva com abordagem qualitativa. As informações foram colhidas com base na técnica de grupo focal. Para analisar e sistematizar os dados, os autores basearam‐ se na análise de representações sociais. Foram reproduzidas partes significativas dos depoimentos, idéias centrais, expressões‐ chave e elaborados os seguintes Discursos do Sujeito Coletivo (DSC): sobre o ingresso dos Agentes de Saúde no Programa; sobre as principais ações e prioridades antes e depois da implantação do Programa Saúde da Família; sobre as maiores dificuldades enfrentadas antes e após a implantação do Programa Saúde da Família; sobre o nível de satisfação antes e após o Programa Saúde da Família; sobre as mudanças significativas ocorridas no trabalho dos Agentes de Saúde após a implantação do Programa Saúde da Família.
Citas
ANDRADE, F. M. O. O programa saúde da família no Ceará: uma análise de sua estrutura e funcionamento. Fortaleza: Expressão, 1988.
ANDRADE, L.O.M e MARTINS JÚNIOR, T. Saúde da Família: construindo um novo modelo – A experiência de Sobral. SANARE ‐ Revista Sobralense de Políticas Públicas, v.1, n.1, out/nov/dez/1999.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Lisboa. Porto Editora, 1994.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/96. Decreto N° 93.9333 de Janeiro de 1987. Estabelece critérios sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética, V. 4, N.2, Supl. 1996.
CEARÁ. Saúde para um Ceará melhor. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Fortaleza: IOCE, 1998.
FREEDHEIM, S. B. Porque menos sinos dobram no Ceará: o sucesso de um programa de agentes comunitários de saúde no Ceará, Brasil. 1993. Dissertação (Mestrado) Massachusetts: ITM, 1993.
GOYA, Neusa. O S.U.S. que funciona em municípios do Ceará. Fortaleza. AMECE. 1996.
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina deAndrade. Metodologia do trabalho científico. 4ed. São Paulo. Atlas, 1998.
LEFÉVRE, F. e LEFÉVRE, A.M.C. Recuperando a fala do social. In: Sériemonográfica.n.9,USP,FaculdadedeSaúdePública,1998.
MAILHIOT, G. B. Dinâmica e gênese dos grupos. São Paulo. Livraria Duas Cidades, 1981.
MINAYO, M. C. Teoria do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro/São Paulo. Hucitec/Abrasco, 1993.
MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed.: São Paulo. Hucitec Abrasco, 1996.
MORGAN, D. L. Focus groups as qualitative research. Londres. Sage Pubplications, 1988.
NOGUEIRA, R. P., SILVA, F. B, RAMOS, Z. V. O A Vinculação Institucional de um Trabalhador Sui Generis, o Agente Comunitário de Saúde. Texto para Discussão Encaminhado para Publicação Fevereiro de 2000. IPEA.
POLIT, D.F. e HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. 3a.ed. Artes Médicas: Porto Alegre,1995.
REICHARDT C. S. e COOK T. D., 1979. Beyond Qualitative Versus Quantitative Methods, em Cook T. D. e Reichardt L.S. (orgs), Qualitative and Quantitative methods in Evaluation Research, Sage, London: 7‐30.
SILVA, A C. Viva Criança – Os caminhos da sobrevivência infantil no Ceará. Fortaleza. Fundação Demócrito Rocha. 1990.
SILVA, J. A DALMASO, A S.W, Agente comunitário de saúde – o ser, o saber, o fazer. Rio de janeioro: Fiocruz, 2002.
SILVA, M. J. Agente de Saúde: Agentes de Mudança? E experiência do Ceará. Fortaleza: FCPC. 1997.
SOUSA. M. F. Agentes Comunitários de Saúde: Choque de Povo. São Paulo – Hucitec, 2001.
UNICEF. Programa de Agentes de Saúde do Ceará – Estudo de Caso, Relatório por Minayo, C. et al., Fortaleza, 1990.






