MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1477Resumen
Este estudo teve por objetivou especificar os benefícios do uso do mapa conceitual, para mostrar a relevância dessa estratégia e incentivar seu uso, com base em comprovação científica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com levantamento em bases de dados indexadas, como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). O estudo foi realizado em outubro e novembro de 2019, usando os termos de busca “mapa conceitual” e “aprendizagem” para identificar os estudos. Os artigos selecionados indicaram que o uso desses mapas: a) possibilita a organização do conhecimento; b) funciona como recurso de aprendizagem; c) funciona como recurso de hierarquização dos conceitos; e d) promove a autonomia e o pensamento crítico. Desse modo, corrobora-se a importância dessa “nova” estratégia, aplicada por meio de metodologias ativas em instituições de ensino, como instrumento facilitador na aquisição de novos conhecimentos, auxiliando a aprendizagem e a formação profissional dos estudantes.
Citas
Melo LAA, Bezerra MVM, Melo LA, Martins CMA, Correia MS, Albuquerque RS. Diálogo sobre a construção de um mapa conceitual como recurso para aprendizagem: relato de experiencia. Rev Iberoam Educ Invest Enferm [serial on the internet]. 2015 [cited 2020 Dec 14];5(4):50-8. Available from: https://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/184/dialogo-sobre-a-construcao-de-um-mapa-conceitual-como-recurso-para-aprendizagem-relato-de-experiencia/
Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Schaurich D, Tanccini T, Antunes M. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev Gaúch Enferm [serial on the internet]. 2009 [cited 2020 Dec 14];30(4):732-41. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a21v30n4.pdf
Balduino AFA, Gomes IM, Lacerda MR, Mantovani MF. Utilization of a concept maps in order to study a methodological foundation: experience account. Ciênc Cuid Saúde [serial on the internet]. 2013 [cited 2020 Dec 14];12(1):177-83. Available from: http://www.revenf.bvs.br/pdf/ccs/v12n1/23.pdf
Souza NA, Boruchovitch E. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo. Pro-Posições [serial on the internet]. 2010 [cited 2020 Dec 14];21(3):173-92. Available from: https://www.scielo.br/pdf/pp/v21n3/v21n3a11.pdf
Moreira MADMD, Lustusa AM, Dutra F, Barros EO, Batista JBV, Duarte MCS. Políticas públicas de humanização: revisão integrativa da literatura. Ciênc Saúde Colet [serial on the internet]. 2015 [cited 2020 Dec 14];20(10):3231-42. Available from: https://www.scielo.br/pdf/csc/v20n10/1413-8123-csc-20-10-3231.pdf
Canto Filho AB, Lima JV, Tarouco LMR. Mapas conceituais de projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa. Ciênc Educ (Bauru) [serial on the internet]. 2017 [cited 2020 Dec 14];23(3):723-40. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0723.pdf
Silva EC. Mapas conceituais: propostas de aprendizagem e avaliação. Administração Ensino e Pesquisa [serial on the internet]. 2015 [cited 2020 Dec 14];16(4):785-815. Available from: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/385/196
Campos NF, Ferreira JM, Gama ACC. Mapa conceitual: ferramenta didática no curso de Fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação [serial on the internet]. 2014 [cited 2020 Dec 14];26(1):110-7. Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13937/14179
Bittencourt GKGD, Nóbrega MMI, Medeiros ACT, Furtado LG. Concept maps of the graduate programme in nursing: experience report. Rev Gaúch Enferm [serial on the internet]. 2013 [cited 2020 Dec 14];34(2):172-6. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v34n2/v34n2a22.pdf
Souza NA, Boruchovitch E. Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações. Educação e Pesquisa [serial on the internet]. 2010 [cited 2020 Dec 14];36(3):795-810. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a10.pdf
Souza NA, Boruchovitch E. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ Rev [serial on the internet]. 2010 [cited 2020 Dec 14];26(3):195-218. Available from: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a10.pdf
Macedo KDS, Acosta BS, Silva EB, Souza NS, Beck CLC, Silva KKD. Metodologias ativas no ensino em saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2018 [cited 2020 Dec 14];22(3):1-9. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/pt_1414-8145-ean-22-03-e20170435.pdf
Carvalho DPSRP, Vitor AF, Barichello E, Villar RLA, Santos VEP, Ferreira Jr MA. Aplicação do mapa conceitual: resultados com diferentes métodos de ensino-aprendizagem. Aquichan [serial on the internet]. 2016 [cited 2020 Dec 14];16(3):382-91. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/aqui/v16n3/v16n3a09.pdf
Barreto IDP, Gomes PA, Furlaneto IP, Barreto B. Avaliação das estratégias de autoaprendizagem em alunos de um curso de medicina em Belém – Pará. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2019 [cited 2020 Dec 14];43(4):36-36. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v43n4/1981-5271-rbem-43-4-0036.pdf
Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2016 [cited 2020 Dec 14];15(2):145-53. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595
Xavier LN, Oliveira GL, Gomes AA, Machado MFAS, Eloia SMC. Analisando as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2014 [cited 2020 Dec 14];13(1):76-88. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/436/291