AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA ADMINISTRAÇÃO DE VACINAS POR MEIO DE SIMULAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1603

Resumen

A simulação permite experiências de situações reais em ambiente controlado para a formação profissional. O objetivo deste estudo é identificar como estudantes de Enfermagem avaliam a aquisição de competências para a administração de vacinas por meio de simulação. Trata-se de estudo quase experimental, realizado em 2018, com 72 acadêmicos de Enfermagem em uma universidade pública. Eles participaram de uma simulação sobre vacinação e responderam ao questionário sobre aquisição de competências. Identificou-se diferença estatística entre os grupos apenas quanto às competências de organizar e planejar atividades (p=0,044) e desenvolver trabalho em equipe (p=0,047). De forma geral, não houve diferença significativa entre os grupos (p>0,678) na percepção da aquisição de competências no âmbito de conhecimento, habilidade e atitude. A prática de simulação é uma metodologia ativa que auxilia no processo de aquisição de conhecimento, habilidade e atitude aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como permite a autoavaliação do desempenho pelos participantes.

Biografía del autor/a

Jessyca Elaine Chagas Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Cancerologia pela modalidade Residência
Multiprofissional no Instituto do Câncer do Ceará. Especialização em andamento em Enfermagem em UTI pela UNIFAMETRO

Lana Barroso Melo Camelo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Pediatria e Neonatologia pela UNIFAMETRO.

John Anderson dos Santos Morais, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em andamento em Auditoria, Docência e Gestão em enfermagem.

Eveline Pinheiro Beserra, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Jamine Borges de Morais, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UECE.

Maria Alzete de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2023-07-03

Cómo citar

Barbosa, J. E. C. ., Camelo, L. B. M. ., Morais, J. A. dos S. ., Beserra, E. P., Morais, J. B. de ., & Lima, M. A. de. (2023). AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA ADMINISTRAÇÃO DE VACINAS POR MEIO DE SIMULAÇÃO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1603