ESTRATÉGIAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA MULHERES NO CLIMATÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1735

Resumen

Objetivou-se identificar as evidências científicas disponíveis sobre as estratégias de cuidado desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde para mulheres no climatério. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, desenvolvida nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), utilizando a estratégia PICo (População, Fenômeno de Interesse e Contexto) para definição dos descritores. Foram incluídos artigos em inglês, espanhol ou português, de 2017 a 2022, que responderam à questão de pesquisa. Foram selecionados sete artigos. Os resultados foram organizados em duas categorias: “Estratégias de cuidado no tratamento do climatério” e “Estratégias de cuidado relacionadas à assistência à saúde da mulher no climatério”. Identificou-se uma lacuna assistencial a respeito do tratamento não farmacológico realizado pelos profissionais de saúde. Ainda, observou-se as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde durante a assistência nessa fase de vida. Destarte, se mostra necessário a realização de estudos na perspectiva das mulheres no climatério, para assim, construir uma prática de cuidado baseada na realidade das usuárias.

Biografía del autor/a

Natália da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira especialista em Atenção Básica. Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Ana Paula Sant'Ana Schinaider, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Fisioterapeuta Especialista em Atenção Básica. Preceptora em Atenção Básica do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Murilo Santos de Carvalho, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fisioterapeuta Especialista em Atenção Básica. Mestrando em Ciências da Reabilitação. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA).

Scheila Mai, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva. Doutoranda em Saúde Coletiva. Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Márcia Rejane Strapasson, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia. Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Vania Celina Dezoti Micheletti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Enfermeira. Doutora em Ciências Pneumológicas. Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2025-01-02

Cómo citar

da Silva Gomes, N., Sant’Ana Schinaider, A. P., Santos de Carvalho, M. ., Mai, S., Rejane Strapasson, M., & Celina Dezoti Micheletti, V. (2025). ESTRATÉGIAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA MULHERES NO CLIMATÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1735