ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1600

Résumé

A participação ativa do farmacêutico nas equipes multiprofissionais é vista como necessidade para o redesenho do modelo de atenção às condições crônicas e para a melhoria dos resultados em saúde, principalmente no nível dos cuidados primários. O objetivo deste artigo é descrever a experiência quanto à atuação de uma farmacêutica em uma Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família. A atuação do profissional farmacêutico deu-se principalmente durante as práticas de dispensação guiada, consultas farmacêuticas, prescrição, interconsultas, visitas domiciliares e grupos em saúde. Com sua visibilidade em campo, a perspectiva é sua crescente inserção em Programas de Residência em Saúde da Família e, quiçá, em futuro próximo, sua integração diretamente às equipes de Saúde da Família, considerando as mudanças institucionais no cenário nacional.

Bibliographies de l'auteur-e

Tainara Melo Lira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Farmacêutica. Pós-graduada em Saúde da Família/Atenção Básica, na modalidade Residência (UFPI). Vinculação institucional: UFPI/UnB.

Viviane Pinheiro Alves de Almeida, Universidade Federal do Piauí - UFPI

   Farmacêutica. Mestre em Biotecnologia. Vinculação institucional: Ufdpar/UFPI/Renorbio.

 

Téléchargements

Publié-e

2023-07-03

Comment citer

Melo Lira, T., & Pinheiro Alves de Almeida, V. (2023). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1600