HANSENÍASE E TESTES DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS: DESAFIOS E GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO EM SAÚDE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1652

Résumé

O uso de tecnologias mais recentes de testes laboratoriais para o diagnóstico de doenças é imprescindível. Considerando a longevidade da endemia de hanseníase no mundo e, em particular, no Brasil, a vinda de um teste rápido para o diagnóstico apresenta especial repercussão. Assim, este estudo tem por objetivo discutir a interação dos conceitos gerenciais em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e suas relações com a gestão, na introdução de uma inovação tecnológica no sistema de saúde pública. Os avanços de conhecimentos científicos em biologia molecular e imunologia, ciência pura, são atraídos para uma necessidade sentida na Atenção Básica, em termos de uma tecnologia discriminatória, um teste rápido, que auxilie como facilitador no diagnóstico precoce da hanseníase. Evidencia-se, pois, que o setor de saúde, em uma área desprivilegiada e negligenciada, movimenta-se em torno de uma carência experienciada, fazendo-se ouvir nas áreas de desenvolvimento para a obtenção de produto que atenda aos compromissos das políticas de saúde em controlar a hanseníase.

Bibliographies de l'auteur-e

Luis Carlos de Melo, Instituto Lauro de Souza Lima - SES-SP

Bacharel em Direito, mestre em Saúde Coletiva, MBA em tecnologia e inovação em saúde pelo Instituto
Butantan. Especialização em administração hospitalar. Diretor Técnico de Saúde II do Instituto Lauro de Souza Lima, SES-SP.

Adriana Campos Meiado, Faculdade de Medicina - UNINOVE - campus Bauru

  Professora da Faculdade de Medicina, UNINOVE, campus Bauru.

Vera Lucia Gomes de Andrade, Organização Mundial da Saúde

Epidemiologista aposentada de Organização Mundial da Saúde (OMS); médica sanitarista aposentada da
Secretaria de Saúde do Estado de Rio de Janeiro.

Marcos da Cunha Lopes Virmond, FOB-USP

  Professor do curso de Medicina, FOB-USP, Bauru.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-03

Comment citer

de Melo, L. C. ., Campos Meiado, A., Gomes de Andrade, V. L., & da Cunha Lopes Virmond, M. (2023). HANSENÍASE E TESTES DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS: DESAFIOS E GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO EM SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1652