PARÂMETROS CLÍNICOS DE RECÉM-NASCIDOS SUBMETIDOS AO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1679

Résumé

Objetivou-se identificar os parâmetros do Teste do Coraçãozinho em recém-nascidos e descrever a evolução clínica e ocorrência de cardiopatias congênitas, após um ano, nesses recém-nascidos. Trata-se de uma pesquisa longitudinal e quantitativa, realizada de dezembro de 2019 a novembro de 2021, com 76 recém-nascidos, em Sobral, Ceará. Avaliou-se com relação aos parâmetros do Teste do Coraçãozinho, e cerca de 98,68% (75) deles apresentaram resultados dentro da normalidade do teste, e somente 1,32% teve alteração no primeiro resultado, porém, após uma hora, foi refeito o procedimento, que apresentou normalidade. Observou-se evolução clínica após um ano: 28,95% não fizeram puericultura devido ao distanciamento social por conta da pandemia, 6,58% apresentaram algum problema de saúde, no entanto 100% não desenvolveram cardiopatias ou problemas associados ao sistema cardiovascular. O estudo reforçou a eficácia da realização do Teste do Coraçãozinho, demonstrando o não desenvolvimento de cardiopatias após um ano de vida dos recém-nascidos, corroborando, assim, a relevância em ser feito o Teste em todos os recém-nascidos.

Bibliographies de l'auteur-e

Kássia Carvalho Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

  Graduada em enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde.

Tatiane de Sousa Paiva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

   Graduada em enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde.

Ingrid Kelly Morais Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

   Graduada em enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde.

Francisco Douglas Canafístula de Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Graduando em enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde.

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora e mestra em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, docente do curso de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-03

Comment citer

Carvalho Araújo, K. ., de Sousa Paiva, T., Morais Oliveira, I. K., Canafístula de Souza, F. D., & de Azevedo Ponte Marques, K. M. . (2023). PARÂMETROS CLÍNICOS DE RECÉM-NASCIDOS SUBMETIDOS AO TESTE DO CORAÇÃOZINHO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1679