EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM HOSPITAL DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Résumé
A discussão sobre as diferentes concepções de extensão universitária impulsionaram este estudo, que tem sua tipologiaclassificada como descritiva com caráter quantitativo. Buscou-se analisar a percepção de acadêmicos do curso de Enfermagem
da Universidade Estadual Vale do Acaraú que tenham participado de atividades de extensão no hospital de ensino. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário estruturado, sendo a amostra de 71 estudantes. Os achados ressaltam que 39,4% dos estudantes compreendem extensão como sendo uma forma de retribuição à sociedade a partir de atividades com as pessoas, grupos e comunidades, em que 52,1% realizam atividades de extensão de forma voluntária. A carência de preceptores foi considerada o principal fator desmotivador da participação dos alunos em atividades de extensão em um hospital de ensino (50,7%). Dessa forma, ainda faz-se necessário repensar o papel da universidade enquanto fomentadora da atividade de extensão.
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