EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM HOSPITAL DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Auteurs-es

  • Catarina de Vasconcelos Pessoa
  • Ângelo Brito Rodrigues
  • Maria Socorro de Araujo Dias
  • Antonia Siomara Rodrigues Silva

Résumé

A discussão sobre as diferentes concepções de extensão universitária impulsionaram este estudo, que tem sua tipologia
classificada como descritiva com caráter quantitativo. Buscou-se analisar a percepção de acadêmicos do curso de Enfermagem
da Universidade Estadual Vale do Acaraú que tenham participado de atividades de extensão no hospital de ensino. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário estruturado, sendo a amostra de 71 estudantes. Os achados ressaltam que 39,4% dos estudantes compreendem extensão como sendo uma forma de retribuição à sociedade a partir de atividades com as pessoas, grupos e comunidades, em que 52,1% realizam atividades de extensão de forma voluntária. A carência de preceptores foi considerada o principal fator desmotivador da participação dos alunos em atividades de extensão em um hospital de ensino (50,7%). Dessa forma, ainda faz-se necessário repensar o papel da universidade enquanto fomentadora da atividade de extensão.

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Publié-e

2015-04-30

Comment citer

de Vasconcelos Pessoa, C., Brito Rodrigues, Ângelo, de Araujo Dias, M. S., & Rodrigues Silva, A. S. (2015). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM HOSPITAL DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 13(2). Consulté à l’adresse https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/569