VISITA DOMICILIAR: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA E DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1678

Resumo

Visitas domiciliares são modalidades de atenção à saúde que permitem os profissionais atuantes conhecer o contexto de vida dos usuários na comunidade e é considerada como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo é relatar a vivência de estudantes de medicina que realizaram visita domiciliar como ferramenta de aprendizagem e de orientação a famílias em tempos de pandemia da Covid-19. Relato de experiência que aconteceu em julho de 2022 durante as aulas de medicina de uma universidade federal pública, situada no Ceará, Brasil. A visita domiciliar aconteceu em uma casa onde moravam duas mulheres que apresentavam sequelas decorrentes da Covid-19 e que precisavam de tratamento e acompanhamento médico, mas que no início negavam a vacinação como forma preventiva devido à fake news. Os estudantes aprenderam a forma de abordar as condições de saúde das famílias, planejar e implementar condutas que pudessem contribuir para a saúde dessas pessoas, além de aprofundar assuntos que foram dialogados durante a vivência. Conclui-se que a visita domiciliar configura como uma ação que contribui para a formação médica, saúde coletiva, promoção da educação em saúde e prevenção de agravos à saúde da comunidade.

Biografia do Autor

Ana Tereza Galdino Saraiva, Universidade Federal do Cariri

Graduanda do curso de medicina. Universidade Federal do Cariri.      

Milena Silva Costa, Universidade Federal do Cariri

   Docente do curso de medicina no módulo de assistência básica à saúde. Universidade Federal do Cariri.

Pedro Garcia Dias de Barros, Universidade Federal do Cariri

Graduando do curso de medicina. Universidade Federal do Cariri.

Pedro Lucas Gomes Moreira de Meneses, Universidade Federal do Cariri

   Graduando do curso de medicina. Universidade Federal do Cariri.

Downloads

Publicado

03.07.2023

Como Citar

Tereza Galdino Saraiva, A., Silva Costa, M., Garcia Dias de Barros, P., & Lucas Gomes Moreira de Meneses, P. (2023). VISITA DOMICILIAR: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA E DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR . SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1678