PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL A PARTIR DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1682

Resumo

Nos Centros de Atenção Psicossocial, o Projeto Terapêutico Singular é importante ferramenta de cuidado, sendo resultado de discussão coletiva de equipe interdisciplinar, usuário e família, visando ao protagonismo do usuário, à singularização das práticas em saúde, à territorialização do cuidado e à promoção da corresponsabilização nas ações pactuadas. Objetivou-se descrever e analisar como ocorre a construção e operacionalização do Projeto Terapêutico Singular em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas Infanto-Juvenil, da região metropolitana de Goiânia. Participaram da pesquisa 22 trabalhadores dessa instituição que estão envolvidos na construção compartilhada do Projeto Terapêutico Singular. A coleta dos dados foi realizada com entrevistas semiestruturadas e a sua organização e interpretação ocorreu utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam dissonância e contradições entre a prática e os pressupostos teóricos nos processos terapêuticos e na forma como é construído e operacionalizado o Projeto Terapêutico Singular no cenário de estudo. Observou-se que as ações em saúde mental nesse serviço são permeadas pelos dois paradigmas de atenção: manicomial e psicossocial.

Biografia do Autor

Cristiane Nogueira Costa, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga. Mestre em Assistência e Avaliação em Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Servidora na Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Downloads

Publicado

03.07.2023

Como Citar

Costa, C. N. (2023). PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL A PARTIR DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1682