SAÚDE DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: RETRATOS PSICOSSOCIAIS DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1742

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o cuidado da Estratégia Saúde da Família a partir da percepção dos profissionais da equipe da Estratégia Saúde da Família bem como da pessoa em situação rua. O estudo de pessoas em situação de rua permite uma série de reflexões sobre o posicionamento dos componentes deste grupo na  sociedade atual e consequentemente, sobre o relacionamento de tais sujeitos com o restante da população. É evidente, porém, a condição de pobreza em que vivem e o tratamento discriminatório que recebem por parte do poder público e da maioria dos habitantes da cidade. O estudo se caracteriza pela natureza exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, realizada no município de Sobral, Ceará. Participaram da pesquisa: profissionais do Centro de Saúde da Família e as pessoas em situação de rua que estão sendo acompanhadas pelo Centro POP, com os vínculos familiares interrompidos e sem moradia convencional regular. Através da aproximação junto aos profissionais e usuários do Centro POP podemos perceber o olhar acerca do cuidado à pessoa em situação de rua, no que concerne às políticas de saúde direcionadas a essa população que possui tantas particularidades e complexidades.

Biografia do Autor

Francisco Annielton Borges Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá-UNICATÓLICA. Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Sistema Saúde Escola de Sobral. Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Secretaria de Saúde de Sobral/UVA/Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia). Membro da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE. Experiência na área de Psicologia da Saúde, Psicologia Comunitária, Saúde Mental, Clínica Álcool e Drogas, Facilitação de Grupos e Psicologia Clínica.

Francisca Denise Silva Vasconcelos †, Universidade Federal do Ceará (UFC)

† Atuou como professora do Curso de Psicologia da UFC – campus de Sobral. Possui graduação em Ciências Sociais (2000), mestrado em Sociologia (2004) e Doutorado em Sociologia (2011), todos os títulos obtidos na UFC. Atua como coordenadora do LAEDES – Laboratório de Estudos das Desigualdades onde desenvolve ações de extensão e pesquisa desde 2010 cujas principais temáticas são pobreza, desigualdade e cidadania ativa. É membro do grupo de pesquisa Pesquisamus e Coordena o PIBID – diversidade desde 2011 focando na formação de professores indígenas. Coordenou o curso de Psicologia da UFC – campus Sobral

Paulo Henrique Dias Quinderé , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicólogo. Doutor em Saúde Coletiva. Prof. Dr. Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral-CE. Prof. Programa de Pós Graduação em Psicologia e Políticas Públicas UFC Campus Sobral-CE.

Ivaldinete de Araújo Delmiro Gemes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Fez Estágio Pós- Doutoral pelo Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com destaque para o Ecofeminismo (2018). Mestra em Ciências Sociais pela UFPB (1996). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1990), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Tem o Título de Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professor Adjunto J pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Subjetivdades, Migrações Etnica e Gênero, atuando principalmente tem temáticas: gênero, cidadania, mulher, trabalho, LGBT e movimentos sociais. Atualmente é Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede RENSAF/Fiocruz. Ensina: Lógica e Crítica, Projeto de Pesquisa, Sociologia da Educação, Teoria Política, Sociologia e Antropologia do Corpo. Faz parte do Mestrado Profissional de Sociologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Vitória Ferreira do Amaral, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

.

Downloads

Publicado

04.07.2024

Como Citar

Borges Sousa, F. A., Silva Vasconcelos †, F. D., Dias Quinderé , P. H. ., de Araújo Delmiro Gemes, I. ., & Ferreira do Amaral, V. (2024). SAÚDE DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: RETRATOS PSICOSSOCIAIS DA VIDA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1742