EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: VIVÊNCIAS PELA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1797

Resumo

Este artigo analisa a experiência de um profissional-residente da Educação Física no contexto da Rede de Atenção Psicossocial, especialmente em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad) e em um Geral (CAPS Geral). Os resultados apontam para ações desenvolvidas internas e externas ao CAPS, na direção da desinstitucionalização dos usuários, à luz da reforma psiquiátrica, o que representa uma mudança no paradigma de cuidados em saúde mental. Conclui-se que a educação permanente pelo (e para) o SUS , por meio da vivência nos territórios, propicia saberes e práticas que potencializam tanto a formação, quanto os processos de trabalho.

Biografia do Autor

Renan Martorelli Lima, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduado Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2013); Graduado em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ(2016); Pós-Graduado Lato sensu em Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ(2016); Curso de Atualização e aperfeiçoamento em Educação Física Escolar pelo Master Educacional; Atualmente é professor de educação física da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Claudio Lucas da Silva Farias , PPSAC-UECE

Especialista em Saúde da Família e Comunidade e saúde mental coletiva (ESP-CE), graduado em Educação Física (UECE)

Rômmulo Celly Lima Siqueira, IFCE - Fortaleza

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019), mestrado acadêmico em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2009) ,Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2006), atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Limoeiro do Norte no de Curso de Licenciatura em Educação Física. Atua nos temas: Fisiologia humana e do exercício (Especificidade: Fisiologia do Exercício e trato gastrintestinal); Cineatropometria; e, Atividades aquáticas (hidroginástica e Natação). Atualmente está na condição de "Editor - Chefe" da REFISE (Revista de Educação Física, Saúde e Esporte http://refise.ifce.edu.br).

Braulio Nogueira de Oliveira, ProEF-IFCE Caucaia/ IFCE Morada Nova

Possui título de licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - EFSFVS. Mestrado acadêmico em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC-UECE). Doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). É professor EBTT do Instituto Federal do Ceará (IFCE), editor da Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - Refise (IFCE), tutor EaD da graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB/UAB), integra a rede MADDIs-EF Materiais Didáticos Digitais e Interativos para a Educação Física e o grupo de pesquisa e desenvolvimento Tecnologia da Informação, Saúde e Educação (TISE/IFCE). Estuda temas como tecnologia, saúde coletiva, saúde mental e educação. Parte da produção científica disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Braulio_Oliveira3

Downloads

Publicado

04.07.2024

Como Citar

Martorelli Lima, R., Lucas da Silva Farias , C., Celly Lima Siqueira, R., & Nogueira de Oliveira, B. (2024). EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: VIVÊNCIAS PELA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1797