POR ONDE ANDEI: CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS NUTRICIONISTAS RESIDENTES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL-CE
Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar a inserção da categoria Nutrição na Estratégia Saúde da Família de Sobral através da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Neste resgate histórico, constam práticas dos nutricionistas das turmas nas quais essa categoria foi inserida, com ênfase nas experiências das V, VI e VII turmas. Ao longo do texto, questionamos se as práticas em saúde aqui descritas têm refletido a construção de um processo de trabalho mais condizente com o modelo de atenção em saúde que tem como foco prioritário a promoção de saúde. Diante dessa reflexão, consideramos, que vimos ao longo das turmas da residência, buscando ressignificar saberes e reconstruir práticas mais implicadas com a transformação da realidade de vida dos usuários do SUS.
Referências
ALVES, K. P. Trilhando os caminhos de atuação do nutricionista na Residência Multiprofissional em Saúde da Família no município de Sobral. 2007. 77 p. Monografia de especialização em caráter de residência em Saúde da Família – Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Sobral, 2007.
ANDRADE, L. O. M.; BARRETO, I. C. H. C; BEZERRA, R. C. Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. In: CAMPOS, G.W.S. et al. (Org.). Tratado de Saúde Coletiva, São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.
BOSI, M. L. M.; Profissionalização e conhecimento: a nutrição em questão. Editora Hucitec: São Paulo, 1996.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica número 12: obesidade. Brasília, 2006.
CARVALHO, S. R.; CUNHA, G. T.; A gestão da atenção na saúde: elementos para se pensar a mudança da organização na saúde. In: CAMPOS, G. W. S. et al. (Org.). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p.783-836.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n. 16, p. 161- 178, set. 2004.
CUNHA, G. T.; A pecularidade da clínica na atenção básica. In: CUNHA, G. T. A construção da clínica ampliada na atenção básica. Editora Hucitec, 2005. p. 21-37.
GALERA, S.; LUIS, M.; Principais conceitos da abordagem sistêmica em cuidados de enfermagem ao indivíduo e sua família. Revista da Escola Enfermagem da USP, v. 36, n. 2, p. 141-7, 2002.
GALLIAN, D. M. C.; A desumanização do comer. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 60, p. 179-84, 2007.
MARTINS JÚNIOR, T. et al. A residência multiprofissional em saúde da família de Sobral-Ceará. SANARE, Revista de Políticas Públicas, Sobral, v.7, n. 2, jul./dez. 2008.
RODRIGUES, E. M.; BOOG, M. C. F. Problematização como estratégia de educação nutricional com adolescentes obesos. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 923-931, 2006.
SANTOS, I. G. dos. Nutrição: da assistência à promoção de saúde. Editora RCN: São Paulo, 2007.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health promotion evaluation: recommendations to policy makers. Copenhagen: World Health Organization, 1998.