ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL E A OPERACIONALIZAÇÃO DAS SUAS PRÁTICAS NA ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA A PARTIR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE
Resumo
Os agravos bucais e suas sequelas são de grande prevalência no Brasil, constituindo-se em problemas de Saúde Pública, com graves consequências sociais e econômicas. Diante disso, implanta-se a Equipe de Saúde Bucal, como integrante da equipe mínima. Assim, este artigo, visa descrever as ações da Odontologia realizadas pelas VI e VII turma da RMSF no município de Sobral-CE. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiências vivenciadas pelos residentes nos bairros Vila União e Sinhá Sabóia. As ações desses residentes organizaram-se tomando como referência o modelo por linhas de cuidados por ciclos de vida, tomando as condições de saúde como ponto a priorização, indo de encontro ao princípio da equidade. Dentro desses grupos foram prestadas assistência individual, atendimento multiprofissional, visitas domiciliares, ações intersetoriais, abordagens coletivas, além de educações permanentes com profissionais do CSF, participação em espaços de controle social, organização da demanda de urgência e emergência e prótese dentária.
Referências
BALDANI, M. H. P. et al. A odontologia para bebês no Estado do Paraná, Brasil – perfil do Programa de Atenção Precoce à saúde bucal. Jornal Brasileiro de Odontopediatria e Odontologia para Bebê, v. 6, p. 210-6, 2003.
BASTOS, J. R. M.; PERES, S. H. C. S.; CALDANA, M. L. Promoção da saúde materno infantil. In: Educação em Saúde com enfoque em odontologia e em fonoaudiologia. São Paulo: Ed. Santos, São Paulo, 2007.
BRASIL. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2003. Condições de saúde bucal da população brasileira, 2002-2003: resultados principais. Brasília, 2004a.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional da Saúde bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004b.
________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
LAKATOS, E. M., MARCONI M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas; 2001.
MENDES, F. I. R. A percepção dos Gerentes das Unidades Básicas de Saúde sobre a Inserção da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia da Família em Sobral-CE. Universidade Vale do Acaraú/ Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Sobral, 2004.
NICKEL, D. A.; LIMA, F. G.; SILVA, B. B. Modelos assistenciais em saúde bucal no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.24, n.2, fev. 2008.
OLIVEIRA, A. G. R. C. et al. Modelos assistenciais em saúde bucal no Brasil: tendências e perspectivas. Ação Coletiva, v. 2, p. 9-13, 1999.
PAULETTO, A. R. C.; PEREIRA, M. L. T.; CYRINO, E. G. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004.
PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coletiva- planejando ações e promovendo saúde. São Paulo: ARTMED, 2003.
PONTE, V. M. R. et al. Análise das Metodologias e Técnicas de pesquisas adotadas nos estudos brasileiros sobre balanced scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. Disponível em: <http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoI/03/EPC079.pdf >. Acesso em: 04 abr. 2009.
A efetivação da odontologia na ESF está diretamente relacionada aos recursos humanos da ESB, associados a fatores micro e macro políticos e as tecnologias leves e pesadas. A RMSF vem como uma
estratégia da gestão em
formar tais profissionais para a saúde pública.
SOBRAL. Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social. Plano Municipal de Saúde, 1997.
________. Prefeitura Municipal de Sobral. Secretaria da Saúde e Ação Social. Coordenação de Saúde Bucal. Guia de Ações e Serviços em Saúde Bucal do Município de Sobral/CE. Sobral, 2009.
ZANETTI, C. H. G.; LIMA, M. A. U. Em busca de um paradigma de programação local em saúde bucal mais resolutivo no SUS. Divulgação, Saúde e Debate, v. 13, p. 18-35, 1996.
ZANETTI, C. H. G. Opinião: a inclusão da Saúde Bucal nos PACS/PSF e as novas possibilidades de avanços no SUS. Trabalho Acadêmico (Pólo UnB / Planaltina SUS-DF de Ensino e Pesquisa em Saúde Bucal) - Departamento de Odontologia, Universidade de Brasília, UnB. Brasília, 2002.