PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE - UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Maria Idalice Silva Barbosa
  • Fábio Solon Tajra
  • Maria do Socorro de Sousa

Resumo

Aexperiência de utilização da ferramenta do Planejamento Participativo na construção da prática pedagógica vivenciada na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), oportunizou múltiplas aprendizagens geradoras de reflexões, as quais se encontram discutidas no presente artigo. Essas reflexões deixam claro que não é pertinente atrelarmos, de modo linear ou determinista, a garantia de resultados de uma ação humana coletiva ao uso de uma ferramenta de planejamento. Tampouco, é possível concluirmos linearmente que o fato de garantirmos a participação de todos por meio de uma metodologia participativa garante o processo democrático e que as ações saiam do papel e tornem-se ato. A ESFVS, por meio da RMSF, oportunizou uma aprendizagem muito rica resgatando a vivência de um processo participativo que deixou um saldo de aprendizado positivo para os que vivenciaram, refletiram e auto-avaliaram o seu fazer.

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Publicado

09.06.2008

Como Citar

Barbosa, M. I. S., Tajra, F. S., & de Sousa, M. do S. (2008). PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE - UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 8(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/43