PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Thalyta Gleyane Silva de Carvalho
  • Ana Mattos Brito de Almeida
  • Maria Iracema Capistrano Bezerra

Resumo

A educação permanente em saúde está ancorada no conceito de promoção da saúde e na aprendizagem no trabalho, onde aprender e ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e da prática profissional. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos profissionais da atenção primária à saúde (APS) em Arneiroz-CE sobre a educação permanente em saúde e sua aplicação na prática do serviço. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que utiliza a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para organização e análise dos dados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 30 profissionais da APS em Arneiroz. Os resultados mostraram que os profissionais entrevistados não apresentam conhecimento claro e conciso referente ao tema educação permanente em saúde, percebendo-o, em síntese, como educação em saúde, tanto referente à prática profissional como à própria conceituação, restringindo o tema a uma das atividades, apresentando variação de relevância de acordo com o nível de escolaridade. Vale destacar que os profissionais com mais familiaridade com o tema foram os residentes em Saúde da Família e Comunidade, preceptores da residência multiprofissional em saúde ou que apresentaram contato próximo durante o processo de residência no município. Por fim, acredita-se que o estudo pode contribuir para uma reflexão a respeito do tema na prática, visando à construção de um novo olhar sobre a educação permanente em saúde.

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Publicado

25.01.2017

Como Citar

Silva de Carvalho, T. G., Brito de Almeida, A. M., & Capistrano Bezerra, M. I. (2017). PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 15(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1043