FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A ATENÇÃO BÁSICA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO PRODUZIDO

Autores

  • Maria da Conceição Coelho Brito
  • Fiama Kécia Silveira Teófilo
  • Maria Socorro de Araújo Dias
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos
  • Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque
  • Lielma Carla Chagas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v16i2.1183

Resumo

O desafio contemporâneo do setor educacional é formar cidadãos competentes no encontro de soluções para as situações
cotidianas. Objetiva-se analisar a produção científica brasileira sobre a formação do enfermeiro para Atenção Básica, na base
de dados Lilacs, entre os anos de 2005 e 2013. Revisão bibliográfica da literatura, realizada com a questão norteadora: O que
as produções científicas brasileiras vêm abordando sobre a formação do enfermeiro para a Atenção Básica? A busca foi realizada
com os descritores “Currículo” e “Educação em Enfermagem”, sendo identificados 173 artigos, dos quais 24 foram selecionados.
Verificaram-se os movimentos de mudanças instituídos na formação do enfermeiro, o currículo de enfermagem como um reflexo
do dinamismo social, e os desafios para a implantação do novo currículo. Contudo, a atuação compromissada dos diversos atores
possibilita a formação do enfermeiro coerente com as necessidades de saúde da população.

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Publicado

14.03.2018

Como Citar

Coelho Brito, M. da C., Silveira Teófilo, F. K., de Araújo Dias, M. S., Osawa Vasconcelos, M. I., Napoleão Albuquerque, I. M., & Chagas da Silva, L. C. (2018). FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A ATENÇÃO BÁSICA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO PRODUZIDO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 16(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v16i2.1183

Edição

Seção

Revisão Sistemática ou Integrativa