FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A ATENÇÃO BÁSICA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO PRODUZIDO
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v16i2.1183Resumo
O desafio contemporâneo do setor educacional é formar cidadãos competentes no encontro de soluções para as situaçõescotidianas. Objetiva-se analisar a produção científica brasileira sobre a formação do enfermeiro para Atenção Básica, na base
de dados Lilacs, entre os anos de 2005 e 2013. Revisão bibliográfica da literatura, realizada com a questão norteadora: O que
as produções científicas brasileiras vêm abordando sobre a formação do enfermeiro para a Atenção Básica? A busca foi realizada
com os descritores “Currículo” e “Educação em Enfermagem”, sendo identificados 173 artigos, dos quais 24 foram selecionados.
Verificaram-se os movimentos de mudanças instituídos na formação do enfermeiro, o currículo de enfermagem como um reflexo
do dinamismo social, e os desafios para a implantação do novo currículo. Contudo, a atuação compromissada dos diversos atores
possibilita a formação do enfermeiro coerente com as necessidades de saúde da população.
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