IDENTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DO NEAR MISS MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1696

Resumo

Objetivo: identificar as classificações mais comuns para os casos de near miss materno. Métodos: revisão integrativa, usando decritores e palavras-chaves cruzados com operadores boleanos (AND, OR, NOT) nas bases: Medical Literature Analysis and Retrieval System online; Web of Science; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature Excerpta Medica dataBASE; e Scopus. Foram encontrados 15 artigos, sendo sumarizados e categoriazados conforme o tipo de classificação near miss materno. Resultados: as classificações encontradas foram da Organização Mundial de Saúde; Sistema de Pontuação; Classificação baseada na disfunção de orgãos e na gestão; Classificação baseada em critérios clínicos. Além disso, encontramos países com sistemas de vigilância de near miss próprio. Conclusão: a Organização Mundial da Saúde é a classificação mais usada mundialmente, seguido dos critérios clínicos, de disfunção orgânica e do sistema de pontuação, sendo que alguns países desenvolvidos, como a Austrália e o Reino Unido tem uma classificação própria.

Biografia do Autor

Lívia Mara de Araújo

Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará- UFC(2020). Graduada em enfermagem pelo Centro Universitário UNINTA(2015). Integrante do grupo de pesquisa do CNPq: Enfermagem na Promoção da Saúde Materna da UFC. Especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Graduação em Enfermagem pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Atuei como preceptora do curso de enfermagem do Centro Universitário UNINTA. Atualmente exercendo o cargo de enfermeira plantonista no Hospital Municipal de Bela Cruz- CE. (Texto informado pelo autor)

Ana Kelve de Castro Damasceno, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará do Curso de Enfermagem a nível de graduação e Pós-graduação. Chefe do DENF/FFOE/UFC na gestão 2022-2024. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-2C. Membro do Projeto de Desenvolvimento Tecnológico: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (INCT-SCRV) (2023-2025). Secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante-CE em 2021. Bolsista da Japan International Cooperation Agency (JICA-2019). Possui Pós-doutorado na University of British Columbia (UBC) no Canadá como bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras/CNPq (2015-2016). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2005), Mestrado em Enfermagem pela UFC (2002), Especialista em Enfermagem Obstétrica/UFC (2000) e Especialista em Saúde da Família/UFC (1999). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem a nível de mestrado e doutorado. E do Mestrado Profissional Saúde da Mulher e da Criança- FAMED/UFC. Foi Coordenadora Didático-Pedagógica da Residência em Enfermagem Obstétrica- RESENFO/UFC (2012-2020) e retornando em 2022 para tal função. Coordenadora da I, II e III Turma do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica MS/Rede Cegonha CEEO/UFC/UFMG. Coordena o grupo de pesquisa/CNPq: Enfermagem na Promoção da Saúde Materna. Coordena o projeto de Extensão (Projeto Integrado de Educação em Saúde na Comunidade- PIESC/PREX/UFC). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras - ABENFO, secional Ceará, na qualidade de Presidente (Gestão 2018-2020). Foi Tutora do Programa de Educação Tutorial-PET/Enfermagem UFC do MEC/SESU desde janeiro de 2009 a agosto de 2015.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

Silveira Rios, A. J., de Araújo, L. M., & de Castro Damasceno, A. K. . (2023). IDENTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DO NEAR MISS MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1696