PERCEPÇÕES DE DISCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1717Resumo
O presente artigo investigou, junto aos alunos da área da saúde de um Centro Universitário no interior do Ceará, as percepções sobre multi e interdisciplinaridade. A pesquisa ocorreu a partir de aplicação de questionário sociodemográfico e entrevistas. Foi criado um formulário na plataforma Google Forms com o questionário para coleta de dados e participaram o total de 199 discentes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Nutrição e Fisioterapia, a partir do 5º período. Os dados das entrevistas foram analisados pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Texts es de Questionnaires (IRaMuTeQ), a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). O conteúdo analisado foi categorizado e os resultados apontaram para o entendimento da relevância da interprofissionalidade tanto na perspectiva acadêmica quanto na prática profissional. Vivências de estágios e participação em atividades extracurriculares foram citadas como situações que apresentaram o conceito de interdisciplinaridade para os acadêmicos e a Atenção Primária foi nomeada como um espaço em que é visível o trabalho em conjunto. Considera-se que a educação interdisciplinar, ocorrendo a partir da graduação, possibilita a construção de saberes e trocas, conhecimento e fortalecimento dos princípios do SUS, além da superação dos modelos fragmentados de saber/fazer em saúde.