PERCEPÇÕES DE DISCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1717

Resumo

O presente artigo investigou, junto aos alunos da área da saúde de um Centro Universitário no interior do Ceará, as percepções sobre multi e interdisciplinaridade. A pesquisa ocorreu a partir de aplicação de questionário sociodemográfico e entrevistas. Foi criado um formulário na plataforma Google Forms com o questionário para coleta de dados e participaram o total de 199 discentes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Nutrição e Fisioterapia, a partir do 5º período. Os dados das entrevistas foram analisados pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Texts es de Questionnaires (IRaMuTeQ), a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). O conteúdo analisado foi categorizado e os resultados apontaram para o entendimento da relevância da interprofissionalidade tanto na perspectiva acadêmica quanto na prática profissional. Vivências de estágios e participação em atividades extracurriculares foram citadas como situações que apresentaram o conceito de interdisciplinaridade para os acadêmicos e a Atenção Primária foi nomeada como um espaço em que é visível o trabalho em conjunto. Considera-se que a educação interdisciplinar, ocorrendo a partir da graduação, possibilita a construção de saberes e trocas, conhecimento e fortalecimento dos princípios do SUS, além da superação dos modelos fragmentados de saber/fazer em saúde.

Biografia do Autor

Leidiane Carvalho de Aguiar, Universidade Federal do Ceará UFC

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Isabela Cedro Farias , Centro Universitário Inta- UNINTA

Graduação em Psicologia (UFC), Mestre em Saúde da Família(UFC)

Socorro Taynara Araújo Carvalho , Universidade Federal do Ceará UFC

Graduação em Psicologia (UNINTA), Mestranda em Psicologia (UFC)

Samara Vasconcelos Alves, Universidade Federal do Ceará UFC

Graduação em Psicologia (UFC), Mestre em Saúde da Família(UFC

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará UFC

Doutorado em Saúde Coletiva (UFC), Pós doutorado (UERJ)

Bruna Clézia Madeira Neri, Universidade Federal do Ceará UFC

Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

Carvalho de Aguiar, L., Isabela Cedro Farias, Socorro Taynara Araújo Carvalho, Samara Vasconcelos Alves, Camilla Araújo Lopes Vieira, & Bruna Clézia Madeira Neri. (2023). PERCEPÇÕES DE DISCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE MULTIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1717