METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÈNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1762

Resumo

O ser humano passa por muitas transformações na adolescência. Durante essa fase os jovens podem se deparar com uma variedade de influências, podendo exercer impactos positivos e negativos, abrangendo desde o uso de substâncias ilícitas até o envolvimento em atividades criminosas. Nesse contexto, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública que atende famílias e pessoas em situação de risco social ou com direitos violados, oferecendo serviços e intervenções para proteger e promover os direitos humanos destes.  Este estudo é descritivo e narrativo do tipo relato de experiência, com objetivo de explanar a prática vivida pelos acadêmicos de Odontologia em uma atividade em grupo realizada com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, onde foi realizada uma ação de educação em saúde, incluindo acolhimento, palestras sobre higiene bucal e distribuição de folders sobre o autoexame para detecção de doenças como HIV, SÍFILIS, HERPES e CÂNCER DE BOCA. Foi ressaltada a importância do autocuidado na prevenção de doenças sistêmicas, bucais, mentais e psicossociais, utilizando-se de recursos psicodramáticos como principal metodologia pedagógica, além de refletir a percepção dos acadêmicos sobre o método empregado de acordo com a participação dos adolescentes.

Biografia do Autor

Tatiana Santos da Silva Fontenele, FACULDADE IEDUCARE/UNINTA

Atualmente, cursando graduação Bacharelado em Odontologia pela Faculdade Ieducare/Uninta, Campus Tianguá-Ceará. Possui experiência na área da Odontologia, tendo participado de grupo de estudo em endodontia e monitoria de dentistica. Além disso é Técnica em Saúde Bucal pela escola de saúde pública Visconde de Saboia, atualmente exerce essa função pela prefeitura municipal de Tianguá.

Irys Graciene de Vasconcelos Rodrigues, Faculdade Ieducare- FIED/UNINTA

Granduanda em Odontologia.

Erika Vanessa Serejo Costa, Faculdade Ieducare- FIED/UNINTA

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Ateneu (2012). Possui graduação em Odontologia (2008). Tem cursos de aperfeiçoamento em Cirurgia Bucal pela Faculdade Sarandi (2009). Aperfeiçoamento em Ortodontia Fixa pela UniABO - Fortaleza (2014), Harmonização OroFacial pelo Miami Anatomic Research Center (MARC) Institute (2008). Atuou na Estratégia Saúde da Família como Cirurgiã-dentista sanitarista desde 2009, concursada no município de Buriti dos Lopes (Piauí), seguida da atuação como servidora pública efetiva no município de Tianguá (Ceará) até os dias atuais com experiência de 14 anos na Saúde Pública. Neste ínterim, foi Conselheira Municipal de Saúde no Município de Tianguá (2012-2014), Tutora e Facilitadora do Ministério da Saúde ? Projeto Caminhos do Cuidado (2015), ministrando aulas para profissionais de Saúde da Estratégia Saúde da Família em toda a Microrregião da Ibiapaba, atuando também como docente em cursos técnicos profissionalizantes em Sobral e no Ensino Superior em Tianguá, com mais de cinco anos de experiência na docência. Atuou nas especialidades de Ortodontia e Harmonização Facial da Empresa Odontológica Neoclinic, na qual foi Sócio-proprietária até o ano de 2022, somando mais de dez anos de experiência clínica. Atualmente é coordenadora do Curso de Odontologia e cirurgiã-dentista com experiência em gestão educacional.

Downloads

Publicado

04.07.2024

Como Citar

Santos da Silva Fontenele, T., de Vasconcelos Rodrigues, I. G., & Serejo Costa, E. V. (2024). METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÈNCIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1762