METODOLOGIA PSICODRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÈNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1762Resumo
O ser humano passa por muitas transformações na adolescência. Durante essa fase os jovens podem se deparar com uma variedade de influências, podendo exercer impactos positivos e negativos, abrangendo desde o uso de substâncias ilícitas até o envolvimento em atividades criminosas. Nesse contexto, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública que atende famílias e pessoas em situação de risco social ou com direitos violados, oferecendo serviços e intervenções para proteger e promover os direitos humanos destes. Este estudo é descritivo e narrativo do tipo relato de experiência, com objetivo de explanar a prática vivida pelos acadêmicos de Odontologia em uma atividade em grupo realizada com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, onde foi realizada uma ação de educação em saúde, incluindo acolhimento, palestras sobre higiene bucal e distribuição de folders sobre o autoexame para detecção de doenças como HIV, SÍFILIS, HERPES e CÂNCER DE BOCA. Foi ressaltada a importância do autocuidado na prevenção de doenças sistêmicas, bucais, mentais e psicossociais, utilizando-se de recursos psicodramáticos como principal metodologia pedagógica, além de refletir a percepção dos acadêmicos sobre o método empregado de acordo com a participação dos adolescentes.