SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE DOS FATORES FÍSICOS E PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO EM SAÚDE BUCAL

Autores

  • Francisco de Sales Gomes Junior
  • Maria Danielle Bezerra Martins
  • Claudia Ribeiro de Barros Leal
  • Maria Eneide Leitão de Almeida

Resumo

A Saúde do Trabalhador representa um objeto de estudo importante na Saúde Pública procurando entender o processo saúde-doença relacionado ao trabalho, buscando alternativas que afetem positivamente essa relação. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores que influenciam a saúde individual e coletiva durante o processo de trabalho dos Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares de Limpeza das Clínicas Odontológicas do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus do Porangabussu, em Fortaleza. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Resolução 196/96) aplicou-se um questionário semi-estruturado abordando: dados pessoais e socioeconômicos; condições de trabalho e de saúde do trabalhador. A população estudada (n=30) foi formada por todos os Auxiliares e Técnicos que exercem atividades nas Clínicas Odontológicas e na Clínica de Emergência da UFC, Campus do Porangabussu. A análise dos resultados revelou que 51,7% dos trabalhadores está há mais de nove anos no serviço; 39,3% sentem-se ansiosos e/ou estressados ao chegar ao trabalho; 37,1% consideram o deslocamento ao trabalho como o fator mais estressante. Ainda, uma situação preocupante diz respeito aos riscos na execução do trabalho e acidentes, indicando que medidas de prevenção e biossegurança devem ser incrementadas. O controle biológico, físico e químico dos ambientes, o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva devem ser incentivados, além de oficinas de humanização e acolhimento para os trabalhadores executarem suas atividades com qualidade de vida.

Referências

Guimarães RM, Mauro MYC, Mendes R, et al. Fatores ergonômicos de risco e de proteção contra acidentes de trabalho: um estudo caso-controle. São Paulo-SP. Rev. bras. epidemiol. 2005; 8(3).

Sanchez MO, et al. Atuação do Cerest nas ações de vigilância em saúde do trabalhador no setor canavieiro. São Paulo-SP. Saúde soc. 2009; 18(1): Jan./Mar.

Torres ARA, Silva CP, Albuquerque IMN, Dias MSA, Melo MSS. Saúde do trabalhador no município de Sobral: mapeamento dos riscos como estratégia para planejamento de ações na atenção primária. Sobral, Ceará. Sanare 2009; 7(1): 20-26.

Brasil. Política Nacional de Saúde do Trabalhador, Proposta para Consulta. Pág. 5. Brasília. Janeiro de 2004.

Carvalho ES, et al. Prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal do trabalhador. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Rev.Gaúcha de Odontologia 2009; 57(3): Jul./Set.

Camarano AA et al. Envelhecimento funcional e suas implicações para a oferta da força de trabalho brasileira. Texto para discussão nº1326. IPEA, Rio de janeiro, 2008.

Lopes MJM, Leal SMC. A feminização persistente na qualificação profissional da enfermagem brasileira. Cadernos Pagu 2005;24:105-125.

Moimaz SAS, Saliba NA, Blanco MRB. A força do trabalho feminino na Odontologia, em Araçatuba - SP. Bauru, São Paulo. J. Appl. Oral Sci. 2003; 11(4): dez.

Santana M, Cocco MI. Saúde do trabalhador & terceirização: perfil de trabalhadores de serviço de limpeza hospitala. Ribeirão Preto-SP. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2004; 12(2): Mar./Abr.

Marqueze EC. Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários. Maringá, Paraná. Psicol. estud. 2009; 14(1): Jan./Mar.

Martinez MC. Relação entre satisfação com aspectos psicossociais e saúde dos trabalhadores. São Paulo-SP. Rev. Saúde Pública 2004; 38(1): Fev.

Montanholi LL et al. Estresse: fatores de risco no trabalho do enfermerio hospitalar. Brasília, Distrito Federal. Rev. bras. enferm. 2006; 59(5): Set./Out.

Silva JAM et al. Capacitação dos trabalhadores de saúde na atenção básica: impactos e perspectivas. São Paulo-SP. Revista Eletrônica de Enfermagem 2007; 9(2): 389 - 401

Lima EMC, Almeida MEL, Sousa DL, Bezerra Filho JG. Perfil de imunização dos alunos, professores e funcionários do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. Belo Horizonte, Minas Gerais. Arquivos em Odontologia 2006; 42(3): 161-256.

Gonçalves CGO et al. Avaliação da colocação de protetores auriculares em grupos com e sem treinamento. São Paulo-SP. Rev. CEFAC 2009; 11(2): Abr./Jun.

Garcia LP. Aderência a medidas de proteção individual contra a hepatite B entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultório dentário. São Paulo-SP. Rev. bras. epidemiol. 2007; 10(4): Dec.

Downloads

Publicado

15.07.2010

Como Citar

Gomes Junior, F. de S., Martins, M. D. B., Leal, C. R. de B., & de Almeida, M. E. L. (2010). SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE DOS FATORES FÍSICOS E PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO EM SAÚDE BUCAL. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/2