DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA ATENÇÃO HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA EM SOBRAL - CEARÁ

Autores

  • Braulio Nogueira de Oliveira
  • Luzirene de Oliveira Sousa
  • Renno Barroso Carneiro Galvão
  • André Luiz Façanha da Silva

Resumo

Nos últimos anos, os espaços de atuação do profissional de Educação Física vêm sendo ampliados, possibilitando novas
perspectivas no modo de promover saúde, na busca da integralidade e da atuação interprofissional. Nesse contexto, o presente ensaio visa relatar uma experiência de atuação da categoria realizada no projeto “Brincando na Cidade Feliz”, desenvolvido no Hospital Santa Casa de Misericórdia em Sobral/CE.Enfatiza possíveis melhorias a partir da percepção dos integrantes do projeto, tanto para os pacientes quanto para a própria formação profissional dos acadêmicos envolvidos. Percebeu-se em alguns casos, que as atividades realizadas obscureciam a sensação de dor dos pacientes mirins, que embora ela continuasse, o foco estava em
brincar, em ser criança e esquecer, ao menos durante alguns momentos, o ambiente muitas vezes traumático em que tais pacientes se encontravam. As vivências possibilitaram o conhecimento de uma área de intervenção obscura na Educação Física, que tem extrema importância social, além de contribuírem com a humanização dos serviços ofertados.

Referências

Souza FL, Ponte MAC, Linhares AKN, Cavalcante AN, Dias

MSA, Soares C, et al. A política municipal de educação

permanente em Sobral, Ceará. Sanare 2008; 7(2): 14-22.

Luz MT. Educação Física e saúde coletiva: papel estratégico

da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e

integração na rede de serviços públicos de saúde. In: Fraga

AB, Wachs F. Educação Física e Saúde Coletiva: Políticas

de Formação e Perspectivas de Intervenção. Porto Alegre:

UFRGS; 2007. p. 9-16.

Lima FET, Jorge MSB, Moreira TMM. Humanização hospitalar:

satisfação dos profissionais de um hospital pediátrico. Rev

Bras Enferm 2006; 59(3):291-6.

Françani GM, Zilioli D, Silva PRF, Sant’ana RPM, Lima RAG.

Prescrição do dia: infusão de alegria. Utilizando a arte como

instrumento na assistência à criança hospitalizada. Rev Lat

Am Enfermagem 1998; 6(5):27-33.

Oliveira LDB, Gabarra LM, Marcon C, Silva JLC, Macchiaverni

J. A brinquedoteca hospitalar como fator de promoção no

desenvolvimento infantil: relato de experiência. RevBras

Crescimento Desenvolv Hum 2009; 19(2):306-12.

Padovan D, Schwartz GM. Recreação hospitalar: o papel do

profissional de educação física na equipe multidisciplinar.

Motriz: Rev Educ Fis (Online) 2009; 15(4):1025-34.

Pedroza RLS. Aprendizagem e subjetividade: uma

construção a partir do brincar. Rev Dep Psicol, UFF 2005;

(2):61-76.

Downloads

Publicado

01.06.2013

Como Citar

Nogueira de Oliveira, B., de Oliveira Sousa, L., Barroso Carneiro Galvão, R., & Luiz Façanha da Silva, A. (2013). DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA ATENÇÃO HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA EM SOBRAL - CEARÁ. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 11(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/280