EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO HISTÓRICO-CRÍTICA COM ENFOQUE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE

Autores

  • Cheila Portela Silva
  • Angelo Brito Rodrigues
  • Carla Lidiany Bezerra Silva Oliveira
  • Thamy Braga Rodrigues
  • Nayana Rocha Soares
  • Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo

O presente estudo consistiu em uma revisão histórico-bibliográfica e documental acerca do tema Educação em Saúde, com enfoque no município de Sobral – CE. Com caráter qualitativo, descritivo e analítico, esse estudo foi realizado no período de outubro de 2006 a outubro de 2007. Para sua realização, partiu-se do pressuposto de que a Educação em Saúde, tradicionalmente, foi utilizada pelo Estado como instrumento de manutenção da ordem e das classes sociais. Ainda, discute novas tendências educativas em saúde, com ênfase no modelo dialógico; questiona se tal modelo configura-se como uma ruptura de cunho ideológico com o modelo tradicional ou apenas uma mudança metodológica. Propõe a diferenciação das ações de Educação em Saúde e as informações, recomendações e prescrições em saúde, defendendo que a Educação em Saúde consiste em um processo de organização político comunitária para discutir e intervir nos macrodeterminantes do processo saúde-adoecimento. 

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Publicado

15.07.2010

Como Citar

Silva, C. P., Rodrigues, A. B., Oliveira, C. L. B. S., Rodrigues, T. B., Soares, N. R., & Dias, M. S. de A. (2010). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO HISTÓRICO-CRÍTICA COM ENFOQUE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/4