ANALISANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Laudicéia Noronha Xavier
  • Gisele Lopes de Oliveira
  • Annatália de Amorim Gomes
  • Maria de Fatima Antero Souza Machado
  • Suzana Mara Cordeiro Eloia

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa, que buscou conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação dos Profissionais a partir das bases de dados: LILACS, BDENF e IBECS, considerando o período de 2002 a 2012. A busca foi realizada utilizando-se os termos: metodologias ativas, currículo e graduação. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, diante desses aspectos, diferentes cenários são retratados pela aplicação das metodologias ativas nas pesquisas avaliadas.
No entanto, as universidades, tendo o estudante como papel ativo na construção e produção do seu conhecimento, predominam como espaço para implementação das ações, enquanto que os demais cenários são pouco desenvolvidos. Concluímos que as novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior procura romper com o modelo tradicional para ensinar, por meio das metodologias ativas, a problematização ou a aprendizagem baseada em problemas procurando a reorganização da teoria e da prática.

Referências

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça

JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al.

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação

profissional em saúde: debates atuais. Cien Saude Colet.

; 13 suppl 2:2133-44.

Marsiglia RG. Relação ensino/ serviço: dez anos de

integração docente assistencial (IDA) no Brasil. São Paulo:

Hucitec; 1995. 117 p.

Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com

estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área

da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em

problemas. Cad Saude Publica 2004; 20(3):780-8.

Mamede S, Penaforte J, Schmidt H, Caprara A, Tomaz JB.

Aprendizagem Baseada em Problemas: anatomia de uma nova

abordagem educacional. São Paulo: Hucitec, Escola de Saúde

Pública do Ceará; 2001. 231 p.

Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes

VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de

metodologia ativa na formação de profissionais de saúde.

Esc Anna Nery 2012; 16(1):172-7.

Marin MJS, Vilela EM, Takeda E, Santos IF. Assistência

de enfermagem ao portador de alterações na integridade

cutânea: um relato de experiência de ensino-aprendizagem.

Rev Esc Enferm USP 2002; 36(4):338-44.

Tsuji H, Aguilar-da-Silva RH. Relato de experiência

de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em

problemas, implantada na unidade educacional do sistema

endocrinológico na 2ª série do curso médico da Faculdade

de Medicina de Marília – Famema. Arq Bras Endocrinol Metab.

; 48(4):535-43.

Cezar PHN, Guimarães FT, Gomes AP, Rôças G, Siqueira-

Batista R. Transição Paradigmática na Educação Médica: Um

Olhar Construtivista Dirigido à Aprendizagem Baseada em

Problemas. Rev Bras Educ Med. 2010; 34(2):298-303.

Andrade SC, Deus JA, Barbosa ECH,Trindade EMV.

Avaliação do Desenvolvimento de Atitudes Humanísticas na

Graduação Médica. Rev Bras Educ Med. 2011; 35(4):517-25.

Sardo PMG, Dal Sasso GTM. Aprendizagem baseada em

problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico

de vida. Rev Esc Enferm USP 2008; 42(4):784-92.

Batista N, Batista SH, Goldenberg P, Seiffert O, Sonzogno

MC.O enfoque problematizador na formação de profissionais

da saúde. Rev Saude Publica 2005, 39(2):231-7.

Barros NF, Lourenço LCA. O ensino da saúde coletiva

no método de aprendizagem baseado em problemas: uma

experiência da Faculdade de Medicina de Marília. Rev Bras

Educ Med. 2006; 30(3):136-46.

Heck VS, Vates DB, Camey S, Nunes SHS, Trentini CM,

Tosi SD. Estudo comparativo entre TCT e TRI nos subtestes

verbais da versão de adaptação. In: IV Congresso Brasileiro

de Avaliação Psicológica. Campinas: Instituto Brasileiro de

Avaliação Psicológica – IBAP; 2009.

Silveira DT, Catalan VM, Neutzling AL, Martinato

LHM. Objetos educacionais na consulta de enfermagem:

avaliação da tecnologia por estudantes de graduação. Rev

Lat Am Enfermagem 2010; 18(5):1005-12.

Carraro TE, Prado ML, Silva DGV, Radünz V, Kempfer

SS, Sebold LF. Socialização como processo dinâmico de

aprendizagem na enfermagem. Uma proposta na metodologia

ativa. Invest Educ Enferm. 2011; 29(2):248-54.

Guedes HTV, Guedes JC. Avaliação, pelos Estudantes,

da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como

Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa

Científica em um Curso de Medicina. Rev Bras Educ Med.

; 36(2):162-71.

Beltrán-Neira RJ, Ikeda-Artacho MC, Guerra C. Guía para

lapreparación de un Módulo para el Aprendizaje Clínico

Intensivo (MACI). Rev Estomatol Hered. 2011; 21(1):20-3.

Gomes R, Brino RF, Aquilante AG, Avo LRS. Aprendizagem

Baseada em Problemas na formação médica e o currículo

tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica. Rev Bras

Educ Med. 2009; 33(3):433-40.

Bertoncello V, Moro CMC, Bortolozzi F, Bertoncello

LEKS.Similaridades entre semiologias na metodologia da

aprendizagem baseada em problemas. Rev Bras Educ Med.

; 34(3):469-76.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

Xavier, L. N., de Oliveira, G. L., Gomes, A. de A., Antero Souza Machado, M. de F., & Cordeiro Eloia, S. M. (2014). ANALISANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 13(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/436