ANALISANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa, que buscou conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação dos Profissionais a partir das bases de dados: LILACS, BDENF e IBECS, considerando o período de 2002 a 2012. A busca foi realizada utilizando-se os termos: metodologias ativas, currículo e graduação. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, diante desses aspectos, diferentes cenários são retratados pela aplicação das metodologias ativas nas pesquisas avaliadas.No entanto, as universidades, tendo o estudante como papel ativo na construção e produção do seu conhecimento, predominam como espaço para implementação das ações, enquanto que os demais cenários são pouco desenvolvidos. Concluímos que as novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior procura romper com o modelo tradicional para ensinar, por meio das metodologias ativas, a problematização ou a aprendizagem baseada em problemas procurando a reorganização da teoria e da prática.
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