EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PREVEST/UVA À FORMAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL

Autores

  • Antonio Wescla Vasconcelos Braga
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu
  • Lívia Alves de Souza
  • Mariana Lira Ibiapina
  • Rejane Maria Gomes da Silva

Resumo

Tendo em vista a importância de discutir a extensão universitária e seus projetos educativos na universidade, o Projeto Pré-Vestibular da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PREVEST/PROEX/UVA) torna-se um importanteinstrumento de difusão dos conhecimentos produzidos na universidade. Trata-se do relato de uma experiência, cujo objetivo é descrever o projeto de extensão PREVEST, enfatizando a importância de discutir sobre a extensão e seus projetos educativos na universidade. Neste estudo, também são abordados aspectos referentes à sua estrutura e funcionamento, além das contribuições
com os estudantes e professores do projeto, que são acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UVA. Foram utilizadas referências teóricas fundamentadas em estudos de autores que discutem a extensão universitária e programas formativos na docência. Ademais, o projeto proporciona a inclusão de estudantes egressos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, e também aos concluintes do Ensino Médio oferecendo-lhes uma preparação gratuita para prestarem o exame de vestibular. Esse projeto resgata
o caráter de fortalecimento do sentimento de cidadania, por meio de uma ação solidária, tanto por parte dos universitários que realizam as ações como dos alunos que são beneficiados. Conhecer e descrever o projeto PREVEST/UVA proporcionou incontáveis contribuições à reflexão acerca dos objetivos da extensão universitária e, também, dos resultados que esse projeto tem alcançado a cada ano.

Referências

Silva Junior CA organizer. Formação do educador: dever

do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Ed. Unesp;

Zago N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e

perspectivas. Perspectiva [serial on the internet]. 2008

[cited 2015 May 16]; 26(1): 149-74. Available from:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/

view/2175-795x.2008v26n1p149/9569

LARROSA J, KOHAN W. Apresentação da Coleção. In:

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante Cinco Lições sobre

a Emancipação Intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002,

p. 1-38.

Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23. ed.

São Paulo: Cortez; 2007.

Paresque MAC, Nepomuceno LB, Queiroz AHAB, Rodrigues

CM, Silva LM, Paredes ES, et al. Discutindo lideranças e

associações comunitárias: reflexões sobre as experiências

vividas na residência multiprofissional em Saúde da Família.

Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2009 [cited

May 16];8(1):65-73. Available from: http://sanare.

emnuvens.com.br/sanare/article/view/45

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à

prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Demo P. Crise dos paradigmas da Educação Superior.

Brasília (DF): Educação Brasileira; 1994.

Sobrinho JF, Martins NCB, Medeiros JWS. Projeto de

Extensão Prevest/UVA. Revista Conexão UEPG [serial on the

internet]. 2014 [cited 2015 May 16]; 10(1): 8-13. Available

from: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/

article/viewFile/6224/4035

GEBARA I. Rompendo o silêncio: uma fenomenologia

feminista do mal. São Paulo. Vozes. 2000.

Downloads

Publicado

26.06.2015

Como Citar

Wescla Vasconcelos Braga, A., Dayane Paiva de Abreu, L., Alves de Souza, L., Lira Ibiapina, M., & Gomes da Silva, R. M. (2015). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PREVEST/UVA À FORMAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 14(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/616