EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PREVEST/UVA À FORMAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL
Resumo
Tendo em vista a importância de discutir a extensão universitária e seus projetos educativos na universidade, o Projeto Pré-Vestibular da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PREVEST/PROEX/UVA) torna-se um importanteinstrumento de difusão dos conhecimentos produzidos na universidade. Trata-se do relato de uma experiência, cujo objetivo é descrever o projeto de extensão PREVEST, enfatizando a importância de discutir sobre a extensão e seus projetos educativos na universidade. Neste estudo, também são abordados aspectos referentes à sua estrutura e funcionamento, além das contribuiçõescom os estudantes e professores do projeto, que são acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UVA. Foram utilizadas referências teóricas fundamentadas em estudos de autores que discutem a extensão universitária e programas formativos na docência. Ademais, o projeto proporciona a inclusão de estudantes egressos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, e também aos concluintes do Ensino Médio oferecendo-lhes uma preparação gratuita para prestarem o exame de vestibular. Esse projeto resgata
o caráter de fortalecimento do sentimento de cidadania, por meio de uma ação solidária, tanto por parte dos universitários que realizam as ações como dos alunos que são beneficiados. Conhecer e descrever o projeto PREVEST/UVA proporcionou incontáveis contribuições à reflexão acerca dos objetivos da extensão universitária e, também, dos resultados que esse projeto tem alcançado a cada ano.
Referências
Silva Junior CA organizer. Formação do educador: dever
do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Ed. Unesp;
Zago N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e
perspectivas. Perspectiva [serial on the internet]. 2008
[cited 2015 May 16]; 26(1): 149-74. Available from:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/
view/2175-795x.2008v26n1p149/9569
LARROSA J, KOHAN W. Apresentação da Coleção. In:
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante Cinco Lições sobre
a Emancipação Intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002,
p. 1-38.
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23. ed.
São Paulo: Cortez; 2007.
Paresque MAC, Nepomuceno LB, Queiroz AHAB, Rodrigues
CM, Silva LM, Paredes ES, et al. Discutindo lideranças e
associações comunitárias: reflexões sobre as experiências
vividas na residência multiprofissional em Saúde da Família.
Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2009 [cited
May 16];8(1):65-73. Available from: http://sanare.
emnuvens.com.br/sanare/article/view/45
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
Demo P. Crise dos paradigmas da Educação Superior.
Brasília (DF): Educação Brasileira; 1994.
Sobrinho JF, Martins NCB, Medeiros JWS. Projeto de
Extensão Prevest/UVA. Revista Conexão UEPG [serial on the
internet]. 2014 [cited 2015 May 16]; 10(1): 8-13. Available
from: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/
article/viewFile/6224/4035
GEBARA I. Rompendo o silêncio: uma fenomenologia
feminista do mal. São Paulo. Vozes. 2000.