VIVÊNCIAS DURANTE A ABERTURA DE UM SERVIÇO HOSPITALAR DE EMERGÊNCIA NO INTERIOR DO CEARÁ
Resumo
Este artigo descreve uma experiência no serviço de emergência de um hospital de abrangência regional em início de atividade,em maio de 2013, cuja abordagem é qualitativa. O início da operacionalização de qualquer serviço é sempre marcado por
eventos inesperados, desencontros e até mesmo erros, pois tudo é novidade: a estrutura, os equipamentos, os processos e os profissionais. As primeiras equipes da emergência eram compostas por profissionais oriundos da atenção básica ou com pouca experiência em emergências. Muitos foram os problemas identificados durante a prestação dos cuidados, entre os quais maior dispêndio de tempo da equipe na localização dos materiais; médicos em número insuficiente, razão da sobrecarga de trabalho, uma vez que 1 profissional precisava fazer o trabalho de 2; e a carência de técnicos de enfermagem, pois os enfermeiros tinham de fazer os procedimentos e gerenciar o serviço e o processo de cuidado dos pacientes/clientes, o que se somou a seu desconhecimento da tecnologia de alguns aparelhos eletrônicos. Nesse processo, a contribuição da equipe gestora consistia em seu olhar experiente, que transmitia segurança e dava apoio aos demais membros da equipe. Este trabalho pode contribuir para apontar caminhos e identificar prioridades durante a abertura de serviços de saúde, pois sua operacionalização deve ser algo planejado, para que profissionais, gestores e usuários possam ser ouvidos e considerados nesse processo.
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