IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESCOLARES SOBRE FATORES DE RISCO CEREBROVASCULARES
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1641Abstract
Relatar a experiência do processo ensino-aprendizagem de escolares após a implementação de um jogo educativo sobre os principais fatores de risco cerebrovasculares. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido com escolares da rede municipal e particular de uma cidade cearense. Os dados foram coletados entre fevereiro e março de 2020, em dez sessões. Foi implementada uma tecnologia educativa lúdica do tipo jogo educativo, construída e validada em estudo anterior para conduzir os momentos interativos. O jogo foi implementado a 138 escolares, com avaliações pré e pós-teste. Os achados revelaram que o nível de conhecimento aumentou durante as sessões educativas, de 6,5 para 9,0 pontos, entre os escolares da rede pública, e de 7,5 para 9,2 pontos, entre os escolares da rede privada. A estratégia permitiu identificar a eficácia do jogo educativo como alternativa passível de implementação a infantes, favorecendo o reconhecimento precoce do Acidente Vascular Cerebral.