IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESCOLARES SOBRE FATORES DE RISCO CEREBROVASCULARES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1641

Résumé

Relatar a experiência do processo ensino-aprendizagem de escolares após a implementação de um jogo educativo sobre os principais fatores de risco cerebrovasculares. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido com escolares da rede municipal e particular de uma cidade cearense. Os dados foram coletados entre fevereiro e março de 2020, em dez sessões. Foi implementada uma tecnologia educativa lúdica do tipo jogo educativo, construída e validada em estudo anterior para conduzir os momentos interativos. O jogo foi implementado a 138 escolares, com avaliações pré e pós-teste. Os achados revelaram que o nível de conhecimento aumentou durante as sessões educativas, de 6,5 para 9,0 pontos, entre os escolares da rede pública, e de 7,5 para 9,2 pontos, entre os escolares da rede privada. A estratégia permitiu identificar a eficácia do jogo educativo como alternativa passível de implementação a infantes, favorecendo o reconhecimento precoce do Acidente Vascular Cerebral.

Bibliographies de l'auteur-e

Tahissa Frota Cavalcante, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora e Pós-doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade da Integração
Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

José Erivelton de Souza Maciel Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.  

Osmar Rodrigues Paixão Neto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeiro. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.  

João Cruz Neto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Rafaella Pessoa Moreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada da Universidade da Integração Internacional
da Lusofonia Afro-Brasileira.

Daniel Freitas Oliveira Damasceno, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

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Publié-e

2023-07-03

Comment citer

Cavalcante, T. F. ., Ferreira, J. E. de S. M. ., Paixão Neto, O. R. ., Cruz Neto, J., Moreira, R. P. ., & Damasceno, D. F. O. . (2023). IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESCOLARES SOBRE FATORES DE RISCO CEREBROVASCULARES. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1641