OFICINAS EDUCATIVAS PARA UM GRUPO DE GESTANTES ACERCA DO PERÍODO GRAVÍDICO
Abstract
Este artigo reflete sobre a assunção de posturas educativas por profissionais da saúde, como estratégia fomentadora daeducação em saúde, a partir de vivências proporcionadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)
“Rede Cegonha”, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com enfoque no ciclo gravídico-puerperal de mulheres assistidas pela atenção primária à saúde (APS). Trata-se de um relato de experiência realizado em 2014 em um Centro de Saúde da Família (CSF) em Sobral (CE). Sistematizaram-se, quinzenalmente, oficinas com gestantes, na sala de espera, nos dias de consultas de pré-natal, intentando ampliar o número de gestantes, uma vez que outras tentativas para a formação do grupo mostraram-se ineficazes. Os resultados indicam que as informações passadas pelos profissionais e a troca de experiências entre as gestantes foram percebidas e avaliadas como benéficas, pois proporcionaram um aprendizado conjunto em relação ao período gestacional.
A similaridade existente nas vivências reduziu a sensação de medo que afetava as gestantes que não tinham experiência naquele assunto e reforçou a sensação de segurança em relação aos eventos próprios do período gestacional. Diante disso, podemos constatar que a estratégia de integração ensino-serviço-comunidade adotada pelo PET-Saúde proporciona, verdadeiramente, oportunidades de imersão no Sistema Único de Saúde (SUS), com desenvolvimento de competências e habilidades entre estudantes e profissionais no trabalho comunitário.
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