O FISIOTERAPEUTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO

Auteurs-es

  • Mirella Maria Soares Véras
  • Vicente de Paulo Teixeira Pinto
  • Eliany Nazaré de Oliveira
  • Paulo Henrique Dias Quinderé

Résumé

Este artigo tem como objetivo instigar uma reflexão sobre um “novo” modelo de atenção à saúde em fisioterapia. Aborda‐se o papel da fisioterapia no Sistema Único de Saúde e sua inserção na Estratégia de Saúde da Família de Sobral‐CE. Finalmente é proposto uma ruptura do paradigma atual, ao mesmo tempo em que é apresentado o “esboço” de um novo modelo de atenção à saúde em fisioterapia.

Références

ANDRADE, L. O. M. Gestão e Financiamento do Sistema Único de Saúde à Luz das Normas Operacionais Básicas. 1997. Dissertação (Mestrado)‐ Faculdade de Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará‐ UFC, Fortaleza, 1994.

ANDRADE, L. O. M. & JÚNIOR, T.M. Saúde da Família: construindo um novo modelo: a experiência de Sobral. SANARE – Revista Sobralense de Políticas Públicas. Ano I, Vol.I, N.1, OUT/NOV/DEZ de 1999.

ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE FISIOTERAPEUTAS. La Fisioterapia en el Sistema Sanitário. Madrid, 2002. Disponível em: http://www.aefi.net/html/ InforPublica/consejos2.htm> . Acesso em 15 Mai. 2002.

CAMPOS, G.W. S. O anti‐Taylor e o método Paidéia: a produção de valores de uso, a construção de sujeitos e a democracia institucional. Tese de livre‐docência. Campinas/SP, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas UNICAMP).

CAPRA,F. A teia da vida. Tradução de EICHEMBERG,N.R. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986, p. 1455.

JORGE, E. SUS, a Hora da Maioridade. Revista Brasileira de Saúde da Família. Brasília, Ano I, n.03, Dez., p.04‐07, 2000.

MENDES, E. V. O Processo Social de Distritalização da Saúde In MENDES, E. V., Organizador. Distrito Sanitário: O Processo Social de Mudança das Práticas Sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO,1999. Cap.2, p.93‐ 158.

MORIN, E. Ciência com Consciência; tradução de ALEXANDRE, M.D. e DÓRIA. 3a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

O COFFITO. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Escola de Posturas mostra resolutividade no ato fisioterapêutico. Revista O COFFITO. N.18, março de 2003.

PAIM, J.S. A Reforma Sanitária e os Modelos Assistênciais. In: In: ROUQUAYROL, M.Z. & ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & Saúde. 5a Edição. Rio de Janeiro. Ed. Medsi, 1998. p.473‐489.

Téléchargements

Publié-e

2013-01-25

Comment citer

Véras, M. M. S., Pinto, V. de P. T., Oliveira, E. N. de, & Quinderé, P. H. D. (2013). O FISIOTERAPEUTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 5(1). Consulté à l’adresse https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/135