FLUXOGRAMA PARA A VIGILÂNCIA DE CONTATOS DE HANSENÍASE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1648

Résumé

A vigilância dos contatos de hanseníase é a principal estratégia para a identificação precoce de casos novos, em relação à população com maior risco de adoecimento. Desse modo, o presente estudo objetivou construir um fluxograma para a vigilância da rede de contatos de novos casos de hanseníase em uma Estratégia Saúde da Família na região nordeste, no Brasil. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, que ocorreu em um Centro de Saúde da Família de Sobral, Ceará, entre maio de 2020 a janeiro de 2021, e contou com a participação de 11 trabalhadores, entre profissionais médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A construção do fluxograma ocorreu em três fases: (1) realização dos grupos focais e construção da primeira versão do fluxograma; (2) apreciação do fluxograma; e (3) validação. O instrumento foi construído a partir da consolidação de seis Discursos do Sujeito Coletivo síntese, e conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Assim, o fluxograma visa qualificar os protocolos de vigilância dos contatos, no contexto da Estratégia Saúde da Família, evitando diagnósticos tardios e sugerindo vigilância aos contatos após os cinco anos.

Bibliographies de l'auteur-e

Vitoria Ferreira do Amaral, Universidade Federal de Ceará (UFC)

Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Núcleo de Educação
Permanente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS).

Maria Socorro Carneiro Linhares, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

  Doutora em Saúde Pública pela UFC. Docente do Curso de Enfermagem da UVA.

Lielma Carla Chagas da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, nucleadora UVA (UVA-Renasf).

Letícia Reichel dos Santos, Secratária Municipal de Saúde de Sobral/Ce

Especialista em Gestão de Sistema e Serviço de Saúde pela UVA. Secretária de Saúde de Sobral. Bacharela em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Manoelise Linhares Ferreira Gomes , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

  Bacharela em Enfermagem pela UVA. Enfermeira do Sistema Municipal de Saúde de Sobral.

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Medicina e do
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC/UECE).

Téléchargements

Publié-e

2023-07-03

Comment citer

Ferreira do Amaral, V., Socorro Carneiro Linhares, M., Chagas da Silva, L. C. ., Reichel dos Santos, L. ., Linhares Ferreira Gomes , M. ., & José Maia Pinto, F. . (2023). FLUXOGRAMA PARA A VIGILÂNCIA DE CONTATOS DE HANSENÍASE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1648