EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM SOBRAL-CEARÁ: DESENHANDO SABERES E FAZERES INTEGRALIZADOS
Résumé
O presente artigo se propõe a refletir sobre a atuação do profissional de Educação Física na Estratégia Saúde de Família de Sobral, inserido no processo de formação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Com vistas à promoção da saúde e à consolidação dos princípios do SUS, sob o enfoque da integralidade do cuidado em saúde, apresentamos as ações desenvolvidas pelos profissionais de Educação Física das 6ª e 7ª turmas, a partir das experiências vivenciadas, das reflexões coletivas, e das contribuições destes na melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população.
Références
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Área técnica de saúde do trabalhador. Brasília, 2001.
BRASIL. Presidência da Republica. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, 19 de setembro de 1990. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/109386/lei-8080-90#art7 >. Acesso em: 26 abr. 2009.
BUSS, P. Uma introdução ao Conceito de promoção da Saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. Promoção de Saúde: conceitos, reflexões e tendência. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
CAMPOS, S.W.G. Um método para análise e co-gestão de coletivos: a construção do sejeito, a produção de um valor de uso e a democracia em instituições: O método da roda. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.
CARVALHO, Y. M.; Promoção da saúde, práticas corporais e atenção básica. Revista brasileira de saúde da família. V. VIII, p. 33-45, Brasília, 2006.
CIOLAC, E. G.; GUIMARÃES, G. V. Exercício físico e síndrome metabólica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói, v.10, n. 4, jul./ago. 2004. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151786922004000400009&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em: 15 fev. 2005.
COELHO, J. S. G. Grupo de Caminhada Rumo à Saúde: Experiência do PSF Caracará. Revista de Políticas Públicas SANARE, v. 1, n. 1, out./nov./dez. 1999.
COELHO, M. A. A. OLIVEIRA, N. E. CANUTO,O. M. C. Educação Física na Estratégia Saúde da Família: Uma experiência com pessoas na terceira idade. Revista de Políticas Públicas SANARE, v. 5, n. 1, jan./fev./mar. 2004.
CZERESNIA, D.; FREITAS, C.M. Promoção de Saúde: conceitos, reflexões e tendência. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FURTADO, P. J. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, v.11, n. 22, p. 239-55, mai./ago. 2007.
LUZ, M. T. Educação física e saúde coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde. In: FRAGA, A.B.; WACHS, F. Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectiva de intervenção. Rio Grande do Sul: editora UFRGS, 2007. p. 9-17.
ROCHA, V. R.; CENTURIÃO, C. H. Profissionais da saúde: formação, competência e responsabilidade social. In: BRANCO, A. WACHS, F. (Org.). Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e prespectivas de intervenções. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p.17-33.
SANTOS, A. C.; SANTOS, M. S. B.; PORPINO, S. K. P. Atividade física e hipertensão arterial. In: BARRO, M.V.G; CATTUZZO, M. T. Atualização em atividade física e saúde. (Org.). Recife: EDUPE, 2009.
SILVA JUNIOR, J. B. et al. Doenças e agravos não transmissíveis: bases epidemiológica. In: ROUQUAYROL, M. Z; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Epidemiologia & Saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003. p. 289-311.
SILVA, C.A.F. O programa saúde da família e a formação de grupos de convivência na terceira idade. SANARE Revista de Política Públicas. v. 1, n. 1, out./nov./dez. 1999.
SOUSA, F. D. B. Ginástica Comunitária: uma tecnologia em saúde da família. Trabalho de conclusão do curso de especialização da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia – EFSFVS, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, (monografia). Escola de Saúde da Família 2007.