REINVENÇÕES DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM TEMPOS DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1509

Resumo

O cenário pandêmico da Covid-19 aportou desafios para a promoção da saúde e gestão do cuidado, pois suscitou a reinvenção das práticas de atenção. Este escrito objetiva descrever e discutir ações realizadas pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, com o redimensionamento da atuação das residências multiprofissionais por ela desenvolvidas. Trata-se de um relato de experiência que comporta três ações instituídas por esta escola e operacionalizadas no município de Sobral, Ceará. As estratégias Comunicação Comunitária, Conectados com a Saúde e Plantão Psicossocial intentaram orientar medidas relacionadas à Covid-19 e dar continuidade às ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos, sobretudo àqueles relacionados à saúde mental. A partir dos fundamentos da educação popular, foi potencializada a comunicação em saúde por meio de equipamentos comunitários e plataformas digitais. A produção de material educativo, as parcerias com instituições e rádios comunitárias e a oferta de escuta qualificada às necessidades de saúde mental foram fundamentais. As estratégias contribuíram para a garantia do direito à informação, o incremento à comunicação na saúde, a disseminação de conhecimentos e a incorporação das tecnologias digitais nas práticas de cuidado na saúde.

Biografia do Autor

Márcia Maria Santos da Silva, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Assistente Social. Mestre em Ensino na Saúde. Coordenadora de Ensino na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Osmar Arruda da Ponte Neto, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde da Família (UFC). Docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS).

Lielma Carla Chagas da Silva, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família (UFC). Gerente de Pesquisa da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS).

Maria José Galdino Saraiva, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Pedagoga. Mestre em Ensino na Saúde (UECE). Coordenadora Pedagógica da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS).

Maria Socorro de Araújo Dias, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Enfermeira. Doutora em enfermagem (UFC). Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Diretora da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS).

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Publicado

11.05.2021

Como Citar

Silva, M. M. S. da, Ponte Neto, O. A. da, Chagas da Silva, L. C., Saraiva, M. J. G., & Araújo Dias, M. S. de. (2021). REINVENÇÕES DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM TEMPOS DA COVID-19. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 20. https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1509

Edição

Seção

Artigos Temáticos