FISIOTERAPIA OBSTÉTRICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: AVALIAÇÃO E FLUXO DE ATENDIMENTO À GESTANTES EM PARNAÍBA/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1732

Resumo

Trata-se de um estudo de caráter descritivo na modalidade relato de experiência, com o objetivo de descrever sobre o serviço de implantação de uma ficha de avaliação em fisioterapia obstétrica e a criação de um direcionamento de fluxo para gestantes nas unidades básicas de saúde da cidade de Parnaíba/PI. Visando otimizar e potencializar a atuação fisioterapêutica à gestantes em nível primário, foi criada uma ficha de avaliação fisioterapêutica em obstetrícia e um direcionamento de fluxo de atendimento à gestantes na atenção básica. Assim, a primeira parte do presente estudo se dá pela descrição do histórico de criação da ficha de avaliação e a experiência de implantação do serviço, a segunda detalha como foi organizado o fluxo de atendimento às gestantes. Com o estudo observou-se que a criação da ficha de avaliação personalizada permitiu uma coleta estruturada de informações relevantes sobre a gestante, pautada em evidências científicas, possibilitando uma avaliação mais completa e precisa, causada em intervenções de fisioterapia mais direcionadas e eficazes. 

PALAVRAS-CHAVES: Fisioterapia; Obstetrícia; Atenção básica; Pré-Natal.

Biografia do Autor

Francisca Gabriela Pinho Rocha, Universidade Federal do Deltar do Parnaíba - UFDpar

Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Uninassau Parnaíba (2016-2020). Possui pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela FACEI (2020-2022) e atualmente é residente do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família - PRMSF (UFDPAR) biênio (2022-2024), atuante na rede de saúde do município de Parnaíba-PI.

Savia Francisca Lopes Dias, Universidade Federal do Deltar do Parnaíba - UFDpar

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Piauí, Especialista em Fisioterapia Neurológica Funcional, Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí. Membro associada da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher (ABRAFISM). Expertise em Saúde da Mulher e Pélvica. Formação em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia. Formação no Método Pilates. Coordenadora da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Mulher (LAFISM-UFDPAR). Professora Adjunta da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

Pinho Rocha, F. G., & Lopes Dias, S. F. . (2023). FISIOTERAPIA OBSTÉTRICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: AVALIAÇÃO E FLUXO DE ATENDIMENTO À GESTANTES EM PARNAÍBA/PI. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1732