ADESÃO AO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: ESTUDO CASO CONTROLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1635

Resumo

Investigou-se a associação da adesão ao protocolo de prevenção no controle do câncer de colo do útero com o número de casos confirmados na Estratégia Saúde da Família (ESF), por intermédio de um estudo de caso-controle retrospectivo, realizado em 2019, no município de Amparo, São Paulo. A amostra constituiu-se de 102 mulheres assistidas pela ESF, na proporção de 1:1, entre os grupos. O desfecho foi a confirmação do câncer de colo do útero divulgado pelo exame laboratorial e presente no prontuário. Foram consideradas variáveis independentes (idade, raça, escolar idade, estado civil, número de filhos e adesão ao protocolo preventivo). Aplicou-se análise de regressão logística múltipla. A maior ia era branca (79,4%), com ensino médio incompleto/completo (28,4%) e com companheiro (56%). No grupo caso (com resultado positivo do exame), 84,3% das mulheres não aderiram ao protocolo; já no grupo controle, 32,4% das mulheres não aderiram (p< 0,05). Na análise final, observou-se que mulheres com idade ≤43 anos (IC95%:1,40-4,53), sem filhos (IC95%: 1,09-3,88) e que não aderiram ao protocolo para a prevenção do câncer de colo do útero tiveram mais chance de desenvolver a doença (IC95%: 1,18-4,87). A não adesão ao protocolo de prevenção aumenta a chance de ocorrência do câncer de colo do útero, evidenciando a urgência de reforçar essa estratégia.

Biografia do Autor

Deolinda Márcia Pompeu Bueno, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Saúde Coletiva. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp).

Inara Pereira da Cunha, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser

Servidora pública estatutária. Gerente de Pesquisa, Extensão e Inovação em Saúde. Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.    

Marcelo de Castro Meneghim, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas

Professor permanente da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas.
Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil (FOP/Unicamp).

Downloads

Publicado

03.07.2023

Como Citar

Pompeu Bueno, D. M. ., da Cunha, I. P., & Meneghim, M. de C. (2023). ADESÃO AO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: ESTUDO CASO CONTROLE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i1.1635