APOIO MATRICIAL: DO SUPORTE TÉCNICO-PEDAGÓGICO AO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Autores

Resumo

O matriciamento, ou apoio matricial, trata-se de um modo de produção de saúde que tem como um dos pressupostos a construção compartilhada e a perspectiva pedagógico-terapêutica. Desse modo, considera-se o matriciamento enquanto estratégia potente para as atividades de Educação Permanente em Saúde, além de atuar diretamente na qualificação da assistência em saúde. Sob tal perspectiva, tem-se como objetivo relatar sobre as contribuições do apoio matricial através da inserção de residentes em saúde mental nos matriciamentos. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado em um Centro de Saúde da Família em um município no interior do Ceará. A experiência dividiu-se em dois momentos: 1) realização de uma atividade de Educação Permanente em Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde, sobre a Ficha de Estratificação de Risco em Saúde Mental e 2) discussão de um caso clínico repassado durante o suporte matricial do Centro de Saúde da Família em questão. A realização da experiência revelou o matriciamento enquanto estratégia que promove uma construção coletiva do saber técnico ao cuidado em saúde, configurando-se como uma ferramenta potente não somente para a integralidade do cuidado na assistência em saúde ao usuário, mas, sobretudo, no que se refere à qualificação profissional.

Biografia do Autor

Maria Vitória Silva Ripardo, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - campus Sobral. Especialista em Saúde Mental e Redução de Danos pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Atualmente, é Residente em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia (ESP-VS). 

Adriano Matos Cunha, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Gradudo em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É especialista em Gestão em Saúde Pública pela Faculdade Estácio de Sá - Ceará (2019) e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família - UNINTA (2020). Ainda é especialista em Atenção À Saúde das Pessoas Com Sobrepeso e Obesidade - UFSC (2022). Especialista em caráter de Residência Multiprofissional pela Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia - ESP-VS (2023). Atualmente é Profissional de Educação Física em uma Equipe Multiprofissional (eMulti) em Sobral-Ce e cursa o Mestrado Profissional em Saúde da Família pela Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde da Família, desde 2015.

Lorenna Saraiva Viana, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS). Atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Psicossocial do município de Sobral-CE. Atuação enquanto docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão do período de 2020 a 2022. Especialista em Saúde Mental com caráter de Residência Multiprofissional pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

Silva Ripardo, M. V., Matos Cunha, A., & Saraiva Viana, L. . (2025). APOIO MATRICIAL: DO SUPORTE TÉCNICO-PEDAGÓGICO AO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1818