SIGNIFICADOS E VIVÊNCIAS DE PUÉRPERAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO.

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os significados e as vivências de puérperas sobre o processo de aleitamento materno. Trata-se de pesquisa qualitativa, desenvolvida entre os meses de janeiro e março de 2024, com dez mulheres que vivenciavam o puerpério tardio e encontravam-se em período de aleitamento materno. Utilizou-se entrevista semiestruturada, associada à Técnica de Criatividade e Sensibilidade Mapa Falante, além de análise de conteúdo temática. As puérperas demonstraram compreender a importância do aleitamento e atribuíram significados positivos à prática, associando-a ao amor e à conexão com o bebê. Entretanto, elas apontaram situações de dor e fissuras relacionadas ao início dessa vivência, além dos sentimentos de solidão e ansiedade. Foram identificados desafios e fragilidades vinculados especialmente à falta de apoio familiar e de vínculo com a Estratégia Saúde da Família. Os achados do estudo reforçam a necessidade de fortalecimento do suporte familiar e profissional para evitar situações de desmame precoce e promover uma experiência mais positiva para as mulheres.

Biografia do Autor

Luiza Martins Camargo, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira egressa da Universidade Federal do Pampa.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Cuidado Pré-Natal e em Enfermagem Obstétrica. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher (GRUPESM) da UNIPAMPA.

Larissa Pereira Dorneles , Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa.

Elitiele Ortiz dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa.

Jéssica Stragliotto Bazzan , Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa.

Cenir Gonçalves Tier, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

Martins Camargo, L., Prates, L. A., Pereira Dorneles , L., Ortiz dos Santos, E., Stragliotto Bazzan , J., & Gonçalves Tier, C. (2025). SIGNIFICADOS E VIVÊNCIAS DE PUÉRPERAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1854