RESSONÂNCIA DA VACINA COVID-19: RELAÇÃO ESPACIAL COM MORTALIDADE, VIOLÊNCIA E ATUAÇÃO DO AGENTE DE SAÚDE

Autores

Resumo

A dinâmica da Covid-19 provocou danos à saúde da população e impôs grandes desafios para a saúde. Este estudo analisa a relação espacial entre a mortalidade por Covid-19, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), violência urbana, promoção da saúde e a ressonância da vacina no município de Fortaleza. Dados primários foram derivados de questionários aplicados aos Agentes Comunitários de Saúde e os secundários como vacinação, taxas de homicídios e IDH por bairros, extraídos dos indicadores oficiais do município. Utilizou-se o método da estatística espacial. Os resultados mostraram uma heterogeneidade espacial na distribuição da taxa de mortalidade por Covid-19 no período analisado. A ressonância da vacinação foi mais forte nas regiões menos vulneráveis e com menores índices violência urbana. A diminuição dos serviços de promoção da saúde (ações dos agentes no território) não ocorreu de forma homogênea, sendo predominante em locais mais vulneráveis. A análise espacial pode ampliar a percepção dos gestores em suas tomadas de decisão, bem como na implementação e monitoramento de políticas.

Biografia do Autor

Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira-Meyer, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Ceará

Doutora em Odontologia pela University of Toronto-Canadá. Pesquisadora Especialista da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ - CE e Secretária Executiva da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família-RENASF, além de docente do curso de odontologia da Unichristus. Atualmente está como Visiting Researcher na Universidade de Harvard-USA (2024).

Sidney Feitoza Farias , Fiocruz Pernambuco - Instituto Aggeu Magalhães

Doutor em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães - IAM/FIOCRUZ. "Doutorado sanduíche" pela Universidade de Manchester – UK. Docente/Pesquisador do Departamento de Saúde Coletiva/NESC da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ -PE.

Alice Maria Correia Pequeno, Escola de Saúde Pública do Ceará

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora permanente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE. Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na Escola de Saúde Pública do Ceará. Docente dos cursos de Enfermagem e Educação Física do Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE). Membro do Colegiado do GT-VISA da ABRASCO.

Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira , Universidade Federal do Ceará – UFC

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atuou no serviço público como cirurgiã-dentista do Ministério da Saúde, e coordenou o curso de Formação Técnica em Saúde Bucal da Escola de Saúde Pública do Ceará. Professora das disciplinas de Materiais Dentários e Clínica Integrada II do curso de Odontologia. Atualmente, é Professora Associado III.

Ana Patrícia Pereira Morais, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora na área da Saúde Coletiva com ênfase na Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Saúde Mental e Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.

Elaine Ferreira do Nascimento, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Piauí

Doutora em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz. Assistente social. Líder da linha: ciências sociais em saúde e coordenadora do Mais Meninas e Mulheres na Ciência da Fiocruz Piauí. Docente do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas/UFPI. Coordenadora do grupo de Estudos Interseccionalidade, Saúde, Raça, Gênero/Sexualidade e Classe.

Aisha K. Yousafzai, Department of Global Health and Population, Harvard University

Professora na área de Child Development and Health na Harvard School of Public Health.

André Luiz Sá de Oliveira, Fiocruz Pernambuco - Instituto Aggeu Magalhães

Doutor em Saúde Pública pela Fiocruz - Instituto Aggeu Magalhães (IAM). Especialista em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Pernambuco) - Instituto Aggeu Magalhães (IAM), lotado no Núcleo de Estatística e Geoprocessamento (NEG). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública e Lato Sensu da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco.

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

Pimentel Gomes Fernandes Vieira-Meyer, A., Feitoza Farias , S., Correia Pequeno, A. M., Lucena Aguiar Ferreira , R. G., Pereira Morais, A. P., Ferreira do Nascimento, E., K. Yousafzai, A., & Sá de Oliveira, A. L. (2025). RESSONÂNCIA DA VACINA COVID-19: RELAÇÃO ESPACIAL COM MORTALIDADE, VIOLÊNCIA E ATUAÇÃO DO AGENTE DE SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1855