MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL (2013 A 2021): ANÁLISE DESCRITIVA.

Autores

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o tumor maligno mais comum em mulheres. Fatores sociais ligados à mortalidade incluem condições socioeconômicas desfavoráveis, fator que resulta em diagnósticos em estágios avançados. No Brasil, exceto tumores de pele não melanoma, é a neoplasia mais prevalente entre mulheres em todas as regiões. OBJETIVO: Este estudo visa analisar o perfil de mortalidade por câncer de mama e identificar as características predominantes relacionadas a esses óbitos. METODOLOGIA: Utilizou-se a plataforma DATASUS/Tabnet, da qual foram extraídos dados de janeiro de 2013 a dezembro de 2021. As variáveis analisadas foram sexo, raça/cor, faixa etária, escolaridade e estado civil. RESULTADOS: O estudo identificou 6.300 óbitos no período, com destaque para Rondônia, Amazonas e Tocantins. A média regional de óbitos aumentou de 78,4 (2013) para 115,4 (2021), sendo notável o aumento durante a pandemia de covid-19. Em 2018, as taxas de mortalidade aumentaram, exceto em Rondônia. Em 2020, Amazonas liderou as taxas de óbitos, seguido por Tocantins, enquanto Amapá teve as menores taxas. Predominantemente, mulheres (98%) foram afetadas, principalmente na faixa etária de 50 a 59 anos (26,1%), com 8 a 11 anos de escolaridade (29,5%) e casadas (36,3%). CONCLUSÃO: Evidencia-se que a população mais acometida pelo câncer de mama na região Norte é composta de mulheres pardas, de 50 a 59 anos, com 8 a 11 anos de escolaridade, casadas. A pesquisa destaca a necessidade urgente de políticas públicas eficazes, considerando a influência crucial do acesso aos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Alessandra Guimarães Farias, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Biomédica pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia. Belém, PA, Brasil.

Giovanna Ferreira da Silva, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Biomédica pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia. Belém, PA, Brasil.

Patrícia Danielle Lima de Lima, Universidade do Estado do Pará

Biomédica, Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Professora da Universidade do Estado do Pará – UEPA, Belém, PA, Brasil.

Symara Rodrigues Antunes, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Biomédica, Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, Professora do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – UNIFAMAZ, Belém, PA, Brasil.

Danielle Cristinne Azevedo Feio, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Biomédica, Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, Professora do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – UNIFAMAZ, Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

Guimarães Farias, A., Ferreira da Silva, G., Beltrão de Andrade Lima, S., Lima de Lima, P. D., Rodrigues Antunes, S., & Azevedo Feio, D. C. (2025). MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL (2013 A 2021): ANÁLISE DESCRITIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1862