FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM SAÚDE: PROCESSO HISTÓRICO E NOVOS DESAFIOS PARA A ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA
Resumo
A Educação Técnica e Profissional representa um tema de grandes discussões no tocante à sua política de gestão, de organização e de concepção teórico-prática. Em seu processo histórico, essa formação ganhou várias modalidades, desde uma organização curricular tecnicista voltada para pessoas de ensino fundamental, a uma abordagem técnica e social mais abrangente. Em se tratando da Formação Técnica e Profissional em Saúde, as Escolas Formadoras do SUS buscam quebrar concepções tecnicistas a partir da reorganização dos currículos, da ampliação da visão social e dos valores humanísticos e, ainda, romper o paradigma hospitalocêntrico. O presente artigo faz um resgate histórico da Educação Técnica e Profissional no Brasil com ênfase na formação em saúde. Enfoca também a experiência e o desafio da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) no desenvolvimento de cursos técnicos para os profissionais do Sistema de Saúde da Macrorregião de Sobral - CE. Ao fazê-lo, a EFSFVS institui uma nova abordagem pedagógica, rompendo com a metodologia dos cursos técnicos tradicionais e elaborando propostas de mudanças que possam concretamente efetivar e consolidar os princípios doutrinários e organizativos do SUS.
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